Saúde no prato e no bolso
A luta pelo acesso a uma alimentação saudável para a população e sustentável para o planeta é importante porque está presente em muitos momentos do dia a dia das pessoas consumidoras. E são muitas as variáveis que podem transformar esse momento de nutrição e prazer em perigo.
A capa desta edição destrincha a terceira edição do estudo iniciado em 2021, chamado “Tem veneno nesse pacote”, que testou novos produtos ultraprocessados muito consumidos pelos brasileiros e encontrou resíduos de agrotóxicos em metade deles.
Também dentro do campo da alimentação, nos aprofundamos nos resultados de uma pesquisa de opinião que mostra como os brasileiros ainda têm pouco conhecimento sobre a cadeia de produção da carne, mas que indica que levariam essa informação em consideração na hora da compra se ela estivesse disponível na embalagem.
Nesta revista também abordamos um tema que atinge praticamente todos os brasileiros: o preço dos medicamentos. Mostramos em um levantamento como o Brasil ainda permite que drogarias inflacionem os preços dos remédios e forcem os consumidores a fornecer dados pessoais para receber descontos, em uma troca marcada por falta de transparência e riscos para os cidadãos.
E na entrevista especial trazemos um alerta de como a falta de energia elétrica impacta a vida de mais de um milhão de brasileiros na Amazônia. Saúde, alimentação, educação, emprego são apenas alguns dos aspectos dessa exclusão e injustiça que amplia a vulnerabilidade das pessoas e a sensação de desamparo.
Esta edição é a primeira em formato 100% digital, decisão tomada por três motivos principais: a sustentabilidade, o custo e para que alcance mais pessoas. Esperamos que quem já acompanha nossa revista siga com a gente e que tenhamos um maior alcance e mais direitos reconhecidos. Boa leitura!