Novo ano, muitas lutas!
Cada vez mais a batalha pelos direitos dos consumidores está atrelada a outra briga, a defesa do meio ambiente. E esta edição da Revista do Idec está recheada dessas necessidades urgentes.
A matéria de capa chama a atenção para os dois âmbitos do problema: quando a informação de um produto engana o consumidor e ainda prejudica o planeta. Essa é a conclusão de uma pesquisa que mostra que produtos plásticos vendidos como biodegradáveis, a preços mais caros, na verdade não se decompõem no meio ambiente como todos poderíamos imaginar.
Outra matéria destaca a falta de controle e fiscalização dos bancos a empréstimos que eles mesmos fazem ao setor pecuarista, de frigoríficos e varejistas. O problema é grave, já que o nosso dinheiro pode estar financiando o desmatamento que atinge as florestas brasileiras e prejudica o clima.
A entrevista especial coloca mais luz no setor agropecuário. O economista Arnoldo de Campos fala sobre o estudo “O custo da soja para o Brasil”, no qual mapeou os incentivos fiscais que contribuíram decisivamente para a estruturação e o crescimento da cadeia da soja no país, em detrimento da cultura de outros alimentos, que não recebem os mesmos estímulos.
Ainda alertamos como todos os consumidores devem ter ainda mais atenção com a aprovação do novo Marco de Garantias, que prevê incentivos à concessão de crédito, mas aumentando os benefícios para o setor financeiro e desprotegendo os consumidores.
Completamos esta edição com outra avaliação muito importante: com o fechamento de 2023, fizemos uma ponderação de como foi o primeiro ano do novo Governo Federal em relação aos direitos dos consumidores.
Boa leitura!