Direitos iguais a todas as pessoas
A nossa incansável luta pela defesa dos consumidores sempre foi baseada na premissa de que ela deve ser para todas as pessoas, sempre. Este ano, em outras edições da Revista do Idec destacamos como os idosos enfrentam dificuldades para acessar serviços de qualidade a preços justos e como o direito das pessoas com deficiência precisa de avanços efetivos. E nesta, o foco está no direito das pessoas negras, não sendo possível, em hipótese alguma, aceitar uma sociedade que oprime, ignora, segmenta, abusa e discrimina.
A entrevista desta edição ressalta, com base na pesquisa "Percepções sobre o racismo no Brasil", como o racismo estrutural é presente e pouco notado pela população. Marcio Black, do Instituto de Referência Negra Peregum, debate os avanços necessários e opina sobre o que nós, cidadãos, governos e sociedade devemos fazer para reduzir essa injustiça.
A matéria de capa avança ainda mais no tema trazendo como o racismo nas relações de consumo afeta muitos brasileiros e como seu combate deve ser diário. Entendemos que conscientização, fiscalização, denúncia e punição exemplar são armas fundamentais para essa luta.
Também trazemos uma reportagem especial sobre o Desenrola Brasil, programa do Governo Federal para renegociação de dívidas, que tem despertado muitas dúvidas nos consumidores. Confuso para a maioria das pessoas, o programa avança na proposição de tirar os endividados da situação de negativados, mas não traz solução real e definitiva para os consumidores que mais necessitam.
Temos ainda informações importantes que podem fazer a diferença nas casas dos brasileiros. O nosso guia de lâmpadas mostra como pode ser vantajoso priorizar a tecnologia LED na iluminação. Elas duram mais, emitem menos gases de efeito estufa e são boas para o nosso bolso.
Bom proveito na leitura e um excelente final de ano. Até 2024!