“Attenzione pickpocket”
Em julho, as redes sociais foram inundadas por posts com as expressões "attenzione pickpocket!" e "attenzione borseggiatrici!". Elas ficaram famosas ao serem ditas por uma mulher que queria advertir as pessoas sobre a presença de "batedores de carteira" nas ruas de Veneza, na Itália.
O espírito dessa mulher, chamada Mônica, de estar sempre alerta ao perigo e chamar a atenção de quem está em volta, está muito próximo ao do Idec (e presente nesta revista).
Nesta edição, alertamos para um golpe realizado por criminosos que se aproveitam de uma fragilidade dos aplicativos de bancos nos celulares para tirar o dinheiro de muita gente, assim como os batedores de carteira de Veneza. Recebemos denúncias, questionamos as instituições financeiras, fizemos testes e pressionamos por mudanças para maior proteção dos consumidores.
A reportagem de capa traz as angústias e os problemas enfrentados por milhares de brasileiros que sonharam com viagens, mas estão amargando prejuízos por conta da onda de suspensão de passagens e pacotes por empresas de turismo como 123milhas e Hurb.
E a missão de jogar luz sobre problemas está presente em outra matéria, sobre as injustas desigualdades no fornecimento de energia elétrica nas diferentes regiões do País. Estados do Norte sofrem muito mais com as interrupções do que os do Sudeste, e isso é permitido pelas autoridades por conta de índices de qualidade muito díspares para cada região.
E, por fim, fizemos um importante retrato de como foram realizadas as ações de tarifa zero no transporte público durante as eleições presidenciais do ano passado. A cerca de um ano do pleito municipal de 2024, o estudo traz elementos importantes para que as medidas sejam aperfeiçoadas em prol de um país mais democrático.
Boa leitura!