Direitos para incluir
Chegamos a mais um mês do Dia do Consumidor e ainda há muito a conquistar. Se nossos direitos como consumidores são mantidos às custas de muita luta diária, já pensou o que direitos como esses representam para as pessoas com deficiência? É por isso que neste ano celebramos a data debatendo como o respeito a esses direitos conquistados são ainda mais importantes quando envolvem uma pessoa com deficiência. Nossa matéria de capa traz esse assunto: falamos com especialistas, consumidores e colaboradores do Idec para tentar entender os principais problemas encontrados por cerca de 17,3 milhões de brasileiros e o desafio que ainda temos em busca de uma sociedade mais justa e equânime.
Essa edição ainda traz os resultados da nossa pesquisa sobre preços de medicamentos, que desvenda um mercado com quase nenhum controle dos valores cobrados, o que, em tese, deveria ser feito por meio do preço-teto estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Regulamentos (Cmed). Mas, na prática, ela não tem essa função.
Em outra reportagem, abordamos um tema que interessa muito ao futuro das cidades brasileiras e a nossa saúde. Fizemos um panorama da eletrificação dos ônibus no Brasil, uma medida muito importante que precisa e deve ser intensificada nos próximos anos.
Na entrevista, trazemos informações sobre um dos maiores problemas que os consumidores enfrentam atualmente: golpes. Conversamos sobre o assunto com Alessandra Monteiro Martins, do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados.
Boa leitura!