Confira as principais atividades do Idec
MOBILIDADE URBANA
IDEC E OUTRAS ORGANIZAÇÕES EXIGEM TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO NAS ELEIÇÕES
Mais de 80 organizações da sociedade civil, incluindo o Idec, se uniram no movimento Passe Livre pela Democracia para pressionar prefeitos e governadores a garantirem transporte público gratuito a todos os cidadãos no segundo turno das eleições. O resultado foi a adesão de pelo menos 378 cidades. Somadas aos 40 municípios que já contam com tarifa zero durante o ano todo, cerca de 418 disponibilizaram o passe livre em 30 de outubro, alcançando 103,3 milhões de pessoas.
Os organizadores do movimento Passe Livre Pela Democracia defendem que "cabe ao Estado brasileiro, especificamente aos municípios – entes constitucionalmente responsáveis pelo transporte público coletivo – assegurar os meios através do serviço público essencial para que os eleitores pobres votem". Eles entendem que a atual crise econômica agrava a vida das pessoas mais vulneráveis. Por isso, promover o transporte gratuito no dia da votação foi uma maneira de garantir que todos pudessem exercer seu dever cívico.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
IDEC DISCUTE SISTEMAS ALIMENTARES, MOBILIDADE E CONSUMO SUSTENTÁVEL NA COP27
O Idec participou da COP27 (27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada entre 6 e 18 de novembro, em Sharm el Sheikh, no Egito.
A delegação do Idec contou com três profissionais: o coordenador do Programa de Consumo Sustentável, Rafael Rioja Arantes, nomeado chefe da delegação; a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável, Janine Coutinho; e o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana, Rafael Calabria.
Coutinho participou da mesa "Estratégias e adaptação para a urgente transição dos sistemas alimentares", na qual foram abordados temas de extrema importância para o mundo pós-pandêmico. Também foram mostradas evidências dos impactos da mudança do clima na produção de alimentos e experiências visando a alcançar a segurança alimentar.
Calabria coordenou a mesa "Mobilidade sustentável e inclusiva: como boas práticas locais podem influenciar boas ações do Governo Federal", na qual foram levantadas soluções para a crise do transporte coletivo nas cidades brasileiras.
Já Arantes esteve na mesa "Dietas e nutrição saudáveis no centro da transformação de sistemas alimentares". Além de participar ativamente dos debates, ele acompanhou diferentes discussões e espaços de articulação. "Levamos algumas contribuições temáticas do Idec para a agenda do clima e aproveitamos o espaço para o fortalecimento das organizações da sociedade civil em diálogo com outros atores estratégicos, nacionais e internacionais", conta o chefe da delegação.
SAÚDE
IDEC LANÇA PUBLICAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO PÚBLICA DE VACINAS NO BRASIL
Em 17 de outubro, o Idec lançou a publicação A inovação como estratégia pública num evento online sobre a experiência e os desafios de laboratórios públicos brasileiros na produção de vacinas contra Covid-19.
Participaram do webinário representantes do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e especialistas no tema. O evento contou com duas mesas. Na primeira foram discutidos os fatores determinantes na corrida por vacinas contra a Covid-19 que fizeram com que o Brasil se tornasse suficiente na produção de vacinas (hoje, o Butantan e a Fiocruz podem fabricar as vacinas que o país precisa) e os aprendizados dessa experiência para o futuro; e na segunda debateu-se agendas para o futuro, na inovação em saúde, voltando-se às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos cidadãos, a partir da experiência brasileira na crise sanitária.
PLANOS DE SAÚDE
IDEC PARA ANS REGULAR PLANOS COLETIVOS
Em outubro, o Idec enviou sua contribuição para a Tomada Pública de Subsídios nº 01/2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que discute a agenda regulatória do órgão de 2023 a 2025. No documento, o Instituto pede que a ANS priorize políticas para regulação dos planos coletivos de saúde e enfatiza a necessidade da atenção especial aos direitos básicos dos consumidores, a fim de protegê-los dos abusos das operadoras. Por exemplo, melhorando seus canais de atendimento para que funcionem fora do horário comercial, incluindo as regras do Código de Defesa do Consumidor nas normas da ANS e protegendo os dados pessoais dos usuários de planos de saúde.
"A Tomada Pública de Subsídios é muito importante e gera grande expectativa pública, pois organiza os principais temas que a agência reguladora vai estudar e trabalhar nos próximos anos. E queremos que a atuação dela se volte para conter os abusos das operadoras de planos de saúde e garantir uma relação harmônica entre os consumidores e as empresas", afirma Marina Paullelli, advogada do Programa de Saúde do Idec.
Saiba mais
Leia a contribuição do Idec em: https://bit.ly/3EfYtAq
ALIMENTAÇÃO
IDEC PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO INTERNACIONAL CONTRA A FOME
O Idec participou, em 16 de outubro – data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação –, de um evento que contou com mais de 40 autoridades de 14 países, agências das Nações Unidas e organismos internacionais para defender uma mobilização urgente contra a insegurança alimentar, que afeta 828 milhões de pessoas no mundo e cresceu nos últimos anos. Só no Brasil, são 33 milhões de cidadãos passando fome.
O Cristo Redentor e outros locais icônicos do Rio de Janeiro foram iluminados com a cor azul-clara, que identificou a campanha do Dia Mundial da Alimentação 2022 no mundo todo, com o objetivo de dar visibilidade ao problema. O tema da campanha foi "Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida".
A celebração do Dia Mundial da Alimentação no Brasil foi organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O Idec participou como parceiro.
ALIMENTAÇÃO
IDEC EXIBE DOCUMENTÁRIO BIG FOOD NO SESC BOM RETIRO
Em 20 de outubro, o Idec participou de um evento no Sesc Bom Retiro, em São Paulo (SP), no qual exibiu o documentário Big Food – o poder da indústria dos ultraprocessados, lançado em 2021. Após a apresentação, a nutricionista do Idec Laís Amaral bateu um papo com o jornalista João Peres, do Joio e o Trigo, e com a chef de cozinha Bel Coelho sobre como a indústria influencia nossos hábitos alimentares, impactando a alimentação mundial e, consequentemente, a saúde dos cidadãos e o meio ambiente.
No documentário, que foi idealizado pelo Idec, especialistas analisam o poder que os grandes fabricantes de alimentos e bebidas ultraprocessados concentram no Brasil e no mundo, e alertam sobre as perigosas relações que eles mantêm com o poder público.
Ainda sobre o poder das indústrias de ultraprocessados, no início de novembro, o Idec e a ACT Promoção da Saúde lançaram a publicação Dossié Big Food: como a indústria interfere em políticas públicas, que trata do assunto com linguagem acessível e gráficos explicativos.
Saiba mais
Documentário Big Food – o poder da indústria dos ultraprocessados: https://bit.ly/3Wo4su1