Desafios e conquistas da nossa instituição
Assim como muitos de nós fazemos na vida particular quando um ano termina, aqui no Idec também olhamos para trás para analisar o caminho que trilhamos. Assim é possível avaliar o que conseguimos melhorar na vida dos consumidores e mirar o que ainda queremos fazer. E chegando ao fim de 2022, mais um ano de forte crise econômica para muitos brasileiros, acompanhado por um turbilhão político por conta das eleições, a Revista do Idec acompanha esse olhar.
O que não mudou quase nada nos últimos dois anos foram as políticas de responsabilidade socioambiental dos oito principais bancos brasileiros. O Idec avaliou como essas instituições financeiras tratam 18 temas socioambientais em suas políticas internas e de relacionamento com as empresas que financiam ou nas quais investem. Este é o assunto da reportagem de capa desta edição.
Saindo do tema financeiro para abarcar outros campos de atuação, reunimos em uma matéria as nossas principais vitórias em 2022. Um retrato que relembra como o dia a dia no Idec é desafiador, mas também como é importante celebrar os avanços conquistados.
Foi também olhando para duas crises recentes que afetaram milhões de brasileiros na pandemia, que apontamos alternativas para o futuro. A primeira é o conceito do Sistema Único de Mobilidade, idealizado para enfrentar os maiores problemas no transporte público do País.
A outra crise é abordada na entrevista especial desta edição. Falamos com a pediatra e cientista norte-americana Lynn Silver, ex-coordenadora de Saúde do Idec, que avalia os desafios para o futuro da vacinação no Brasil e nos Estados Unidos.
É assim, aprendendo com as dificuldades e nos fortalecendo com as conquistas, que encerramos mais um ano agradecendo o seu apoio e lutando por tempos melhores no futuro.