Chegou a hora de novo!
Mais uma vez estaremos frente a frente com a urna eletrônica. A escolha que faremos com ela está ligada ao País que teremos nos próximos anos. É o caminho que vai nos levar ao modelo de país, de proteção, de informação, de respeito e de segurança que queremos para nossas famílias. Por isso, mais uma vez, colocamos nossa plataforma na rua para ajudar nesse processo democrático.
Mas outubro não é só um mês importante porque vamos escolher nossos governantes. Ele também marca uma data de destaque para quem luta por uma alimentação mais saudável para a população. A partir do dia 9, todos os alimentos embalados terão alertas para o excesso de sal, açúcar e gordura saturada em seu rótulo. Mas é preciso ficar atento às estratégias da indústria para não levar gato por lebre.
Ainda no campo da alimentação, destacamos a segunda etapa do nosso estudo que detectou resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados muito consumidos pelos brasileiros – desta vez, em produtos à base de carne e leite.
Esta edição também traz um alerta para quem pretende comprar um refrigerador nos próximos meses: esses produtos podem apresentar dois tipos diferentes de etiqueta de eficiência energética. Por isso, ensinamos como comparar esses selos a fim de levar para casa o equipamento que consome menos energia.
E na entrevista do mês, temos uma convidada muito especial para nós e para boa parte dos associados. A supervisora da área de relacionamento do Idec, Eneida Souza, que tem 20 anos de casa, conta o que aprendeu com o contato diário com aqueles que sustentam essa instituição há 35 anos.
Boa leitura!