Direitos na era das inovações
Modernidade não significa qualidade. Nem sempre o que é novo é melhor, mas a inovação também nos traz, por vezes, a evolução. Esta edição da Revista do Idec trata muito bem desse assunto e joga luz em bons e maus exemplos desses novos tempos. Comecemos aqui, então, pelo que é bom!
A matéria de capa aborda um assunto que ainda engatinha no Brasil, mas que deve estar cada vez mais presente no futuro: o Mercado Livre de Energia, que irá nos permitir escolher de qual empresa vamos comprar a energia usada em nossas casas. Explicamos como esse sistema funciona.
Outro aspecto positivo da modernidade abordado nesta edição também está ligado à eletricidade: mais econômica, sustentável e eficiente, a adoção de ônibus elétricos para o transporte público pode ser um alívio para o meio ambiente e uma solução para vários problemas das cidades brasileiras.
Já o lado ruim da modernidade pode ser encontrado na entrevista desta edição. Na conversa especial que tivemos com o especialista em Psicologia do Trabalho Wanderley Codo, ele fala abertamente sobre saúde mental e como somos afetados pela crise provocada pela Covid-19 somada à agitação desordenada da atualidade.
Por fim, uma reportagem chama a atenção para uma nova modalidade de empréstimos que toma o celular do consumidor como garantia e bloqueia o uso em caso de inadimplência. Sem regulamentação e com juros astronômicos, o modelo é um festival de abusos e está no nosso radar. Então, confira nas próximas páginas como aproveitar e se proteger de tudo isso que está por vir!