Mais unidos pelos consumidores
Conheça o projeto Reconectar, que pretende aproximar ainda mais o Idec de seus associados
Uma das metas do Idec para 2022 é se conectar ainda mais com seus associados, que são essenciais para que consigamos nos manter na luta diária em prol dos direitos dos consumidores. Foi com essa ideia em mente que criamos o Projeto Reconectar, inspirado na proposta do associado Fleury Tavares. "Queremos conhecer melhor nossos associados e saber quais são suas áreas de interesse e suas expectativas. Além disso, seremos ainda mais transparentes sobre o funcionamento do Instituto e como nos organizamos para tratar de diversos assuntos que afetam a vida do consumidor brasileiro", explica Eneida Souza, supervisora da área de relacionamento do Idec, completando: "Isso irá fortalecer a sociedade civil e a nossa comunidade de associados".
O projeto ainda está em sua fase inicial, sendo desenhado, mas a ideia é que seja realizado um encontro por mês com os associados interessados.
A seguir, você lê o depoimento dos três associados que estão nos ajudando a tirar essa iniciativa do papel. E num futuro próximo você será convidado a se juntar a nós nessa iniciativa!
"Têm duas frases do Marthin Luther King Jr. que mexem comigo: "O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons" e "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar". Elas são latentes e vibram dentro de mim, e não é por acaso que me formei em Direito. Somos seres políticos por natureza, mas por certo que o meio em que vivemos estimula ou mitiga nossa essência natural.
Quando conheci o Idec, senti a necessidade de fazer parte – era uma realização pessoal, mas com resultados coletivos. Sou pai e é inquestionável que a mudança que desejamos na sociedade necessita de participação ativa no meio em que vivemos, com políticas que integram nosso cotidiano.
Como associado do Idec, fui convidado a fazer parte do Projeto Reconectar, cuja ideia me sensibilizou, pois vai ao encontro do que desejava: a participação ativa em um projeto com resultados coletivos.
No nosso primeiro encontro, realizado no início do segundo semestre de 2021, conheci pessoas maravilhosas e que dão eco a todo esse sentimento de mudança e combate positivo e saudável. Ainda que o projeto não esteja com sua configuração final definida, posso afirmar, desde já, que seu intuito é aproveitar o potencial dos associados em prol de programas já em curso ou de pautas a serem definidas como essenciais.
O projeto está em fase de construção. Entretanto, posso afirmar que o simples debate possibilita enxergar seu potencial gigante, tanto na perspectiva institucional, como dos associados. A união de esforços impulsiona reais mudanças no dia a dia de todos que participam do processo.
As duas frases que iniciaram meu depoimento encontram vazão plena dentro do projeto, a despeito de todos seus desafios. Além de conhecer pessoas que dão eco aos meus sentimentos, nossos debates estimulam reflexões e delimitam ações em prol do cenário que entendemos ser bom para todos.
É um prazer fazer parte do Reconectar e tenho certeza de que os meus sentimentos são os mesmos de várias outras pessoas. Não estamos sozinhos e saber disso já é muita coisa!"
Daniel Huf é assessor jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. É associado do Idec desde 2019
"Como um cidadão inconformado com as injustiças sociais e transgressões diuturnas dos nossos mínimos direitos como consumidores no Brasil, sempre tive vontade de participar de alguma iniciativa que nos defendesse. Em 2015, me associei ao Idec por admirar as suas incansáveis batalhas desde 1987.
Recentemente, senti vontade e necessidade de sugerir ao Idec algumas sugestões e ideias para aprimorar o relacionamento com os associados. É importante salientar que pouca gente sabe quais são os seus direitos e as ferramentas disponíveis. E mesmo quando resolve brigar, muitas vezes é olimpicamente ignorado pelas empresas.
Para minha surpresa e alegria, o Idec resolveu criar, inspirado na minha sugestão, o Projeto Reconectar, para se aproximar dos associados e para que estes conheçam o seu funcionamento. O objetivo da iniciativa é fortalecer o elo no árduo combate em defesa dos nossos direitos como consumidores e cidadãos brasileiros.
Vida longa ao Reconectar!"
Fleury Tavares é jornalista e editor do portal Diário Verde, focado em agricultura e alimentação saudável. É associado do Idec desde 2015
"Mesmo com formação e atividade profissional adversa da área jurídica, faz muito tempo que possuo interesse nos direitos dos consumidores. Venho estudando o tema desde o início dos anos 1990, tendo me associado ao Idec em 1995.
Sempre fui próximo do Instituto, seja procurando auxílio para resolver problemas de consumo, mas principalmente buscando conhecimento por meio da leitura da Revista do Idec (antiga Consumidor S.A.). Essa proximidade rendeu frutos: participações na revista em colunas como Caso Real, Eu apoio o Idec, Coluna 360º, entre outras, além de presença na revista comemorativa de 25 anos do Idec.
Apesar de nunca ter deixado de ser associado e leitor da revista, a vida pessoal e profissional me afastou um pouco, mas os estudos continuaram fazendo parte da minha rotina até que eu resolvi ampliar minha formação com uma nova graduação, desta vez em Direito. Foi então que me dediquei a um amplo estudo sobre a tutela do Estado aos direitos dos consumidores, especialmente pelas agências reguladoras. Dessa pesquisa adveio a reaproximação com o Idec, primeiramente em 2019, no processo de coleta de dados, e depois em 2021, quando o estudo foi convertido em livro. Após essa aproximação fui convidado a participar do Reconectar. Confesso que foi imensa a alegria e tem sido um prazer colaborar com esse projeto, que propõe aproximar o Instituto de seus associados.
Mesmo certo de que ainda há muito por organizar e trabalhar, a expectativa é grande.
Fernando Cantelmo é analista de mercado, graduado em Psicologia, Administração, Publicidade e Direito. Autor do livro A tutela do estado ao direito do consumidor: legislação consumerista, agências reguladoras e responsabilidade estatal. É associado do Idec desde 1995