Ainda mais fortes em 2022
Começo de ano é uma boa época para planejar o que fazer e rever o que foi feito no período anterior. E a Revista do Idec deste início de 2022 também tem esse desafio. Após passarmos por mais um ano muito difícil, com o agravamento da pandemia e milhões de brasileiros fortemente afetados pela crise financeira, fizemos o exercício de olhar para trás e ver o resultado do nosso trabalho.
Por isso, a reportagem de capa traz um balanço das conquistas do Idec em vários campos, fruto do trabalho conjunto de colaboradores, parceiros, financiadores e vocês, associados, que nos mantêm e nos encorajam a seguir lutando por mais garantias aos cidadãos e contra retrocessos nas relações de consumo.
Na entrevista especial desta edição batemos um papo com a diretora-executiva do Idec, Carlota Aquino, e com o diretor de relações institucionais da organização, Igor Britto, para entender como 2022 pode ser para os consumidores.
A primeira trata do Guia Alimentar para a População Brasileira, tema de uma campanha nacional que lançamos em sua defesa e em proteção ao direito a uma alimentação adequada e saudável para toda a população.
As outras duas trazem resultados preocupantes de dois estudos inéditos feitos por nós: um mostra como barreiras ao acesso das classes C, D e E à internet limitam o alcance da população mais pobre a benefícios sociais e à cidadania. E o outro revela como ofertas abusivas, falta de fiscalização e regulação insuficiente do crédito consignado "sequestram a renda" de muitos aposentados e pensionistas do INSS e aprofundam o endividamento de idosos pelo País.
Boa leitura e continue com a gente este ano!