Direitos permanentes
Todo passageiro é consumidor, mas seus direitos não devem ser passageiros. O jogo de palavras e ideias traz dois conceitos muito importantes que defendemos. Se os passageiros de transporte aéreo e do transporte rodoviário tem seus direitos assegurados por leis específicas, a mesma proteção – ou ainda maior – deveria valer para milhões de brasileiros que dependem diariamente do caótico e desigual transporte público brasileiro para se deslocar por cidades dos quatro cantos do País. E durante a pandemia, a situação desses cidadãos e dos sistemas de transporte deteriorou-se ainda mais.
É para entender a profundidade desta crise que a reportagem de capa da Revista do Idec traz uma robusta pesquisa que investigou como as 27 capitais brasileiras agiram para auxiliar o transporte coletivo de seus cidadãos na pandemia. Os resultados revelam sistemas à beira do colapso, sem auxílio federal, com subsídios municipais desordenados e com pouca transparência.
Nesta edição ainda trazemos em primeira mão alguns aspectos de um outro estudo feito por nós sobre os sistemas alimentares do País. Um retrato de como o alimento nasce até a forma com que chega aos nossos pratos, indicando caminhos para um modelo mais saudável e sustentável.
Outro destaque nas próximas páginas é um alerta para todos nós: mostramos como fraudadores têm prejudicado muitos brasileiros usando o WhatsApp para aplicar golpes – e damos o passo a passo do que fazer para quem for vítima.
Por fim, aconselhamos a leitura da entrevista desta edição. A historiadora Aline Nascimento, membro do Instituto Identidades do Brasil, fala com propriedade sobre racismo nas relações de consumo, levanta pontos importantíssimos relacionados à causa e nos toca ao dar exemplos de experiências de preconceiro, discriminação e racismo. Esperamos que apreciem!