O que foi assunto na defesa do consumidor pelo mundo em março e abril de 2021
ALIMENTOS
ESTUDO MOSTRA RELAÇÃO DA INDÚSTRIA COM PESQUISAS CIENTÍFICAS
O estudo "Mais nutrição e atividade física: a indústria de alimentos moldando os princípios da integridade científica", publicado na revista Globalization and Health, mostra que grandes empresas alimentícias manipulam as regras para pesquisas científicas a fim de defender os alimentos processados. Esse movimento tem sido liderado pelo Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI), ONG fundada por um executivo da Coca-Cola e financiada pela indústria de alimentos. Os autores do estudo argumentam que é fundamental que pesquisas científicas sejam imparciais e independentes de interesses corporativos.
CHINA
CONSUMIDORA PROTESTA, E TESLA MUDA DE ATITUDE
Em 19 de abril, a fabricante automobilística norte-americana Tesla ganhou as manchetes de jornais e sites depois que um vídeo viralizou. Nele uma consumidora chinesa está sobre um carro no Salão do Automóvel de Xangai protestando contra uma falha no freio de seu veículo elétrico. A imprensa próxima ao governo chinês acusou a empresa de tratar seus clientes com arrogância e de não admitir erros. O episódio levou a montadora a mudar seu posicionamento, comprometendo-se a cooperar com as autoridades na investigação sobre o defeito no freio.
DIA DO CONSUMIDOR
CONSUMERS INTERNATIONAL ALERTA PARA O USO DE PLÁSTICO
Este ano, o tema escolhido pelos membros da Consumers International – organização que reúne cerca de 250 entidades de defesa do consumidor em 120 países – para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi "Combatendo a Poluição do Plástico". A escolha se deu num momento em que a produção e o consumo de plástico no mundo se tornaram insustentáveis. No mês de março, o assunto foi apresentado em fóruns e debates públicos, inclusive no Idec (https://bit.ly/3eniSXj). O objetivo era conscientizar os consumidores de forma que adotem práticas mais sustentáveis. Algumas ideias podem ser vistas em https://bit.ly/2QAQgR2.
ESTADOS UNIDOS
APPLE E GOOGLE ACUSADAS DE PRÁTICAS DE MERCADO DESLEAIS
A Apple e o Google voltaram ao Congresso norte-americano em abril para responder à acusação de que a forma como operam suas lojas de aplicativos para smartphones não permite concorrência, fazendo com que elas lucrem bilhões de dólares. Na audiência, o senador do Utah Mike Lee, membro do Subcomitê de Política de Concorrência, Antitruste e Direitos do Consumidor do Senado Judiciário, defendeu os cidadãos dos Estados Unidos, que cada vez mais usam apps para resolver questões pessoais e profissionais.
SUÍÇA
TESTE DE COVID-19 GRATUITO PARA TODA A POPULAÇÃO
Para conter a propagação das novas variantes do coronavírus e frear a terceira onda da pandemia, a Suíça começou, em março, a distribuir gratuitamente, testes de Covid-19 para toda a população. Cada cidadão tem direito a cinco autotestes rápidos (que devem ser feitos em casa) por mês: basta apresentar a carteirinha do plano de saúde (obrigatório no país, que não tem sistema público de saúde) em qualquer farmácia. Segundo o Governo, esse é um passo importante para que possa haver certo relaxamento no isolamento social.
Estamos vivendo uma crise sanitária sem precedentes, que tem impactado a vida de todos nós, cidadãos, a economia e também a mobilidade urbana e o transporte público. Pela primeira vez na história, a queda da demanda desafiou o setor de transporte. Aqui no Brasil, o transporte público, um serviço essencial, continuou a operar. Contudo, é sua obrigação proteger os usuários – muitos precisam usar ônibus, metrô e/ou trem para chegar ao trabalho, dentre eles, os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfretamento da pandemia.
A crise obrigou o transporte público a se adaptar, definindo ações em três escalas: de impacto imediato, de médio prazo e de longo prazo. As de curto prazo foram todas aquelas relacionadas à sanitização. Rapidamente foram definidas condições de higiene para prevenir a transmissão do coronavírus, como uso de máscaras, desinfecção de superfícies, boa ventilação e renovação de ar frequente. As de médio prazo são todas as ações de comunicação com os passageiros, em especial sobre a ocupação dos veículos, a fim de evitar aglomerações, o que está sendo aplicado em cidades da Ásia e Europa. Somada a essas medidas, há experiências como a de Melbourne, na Austrália, que oferece trens gratuitos pela manhã, para reduzir o número de passageiros nas horas de pico. Já as de longo prazo são as que tentam criar horários distintos para as atividades escolares, comerciais e empresariais, como fez Milão, na Itália.
Não há dúvidas de que o setor está enfrentando e ainda enfrentará muitos desafios. Temos um longo debate para os próximos anos, cujos resultados podem ser promissores.