Informação e defesa
Uma das armas mais poderosas para o cidadão é o direito à informação, essencial em uma sociedade democrática. No Brasil, ele está previsto na Constituição Federal e de forma cristalina no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que em seu artigo 6 diz que é direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
E uma das nossas missões como entidade da sociedade civil é orientar e conscientizar os consumidores. Por isso realizamos pesquisas, como a da reportagem de capa desta edição, que traz um alerta: você sabia que os agrotóxicos também chegam à sua mesa nos alimentos ultraprocessados?
Outra forma de conscientizar é mostrar como as políticas públicas tratam os consumidores e verificar se elas estão direcionadas para quem mais precisa. Nesta revista você verá nossa avaliação sobre o que foi feito no País para conectar estudantes à Internet durante a pandemia.
Falando em pandemia, colocamos na rua nossa campanha para impedir reajustes nos planos de saúde em 2021. Após um começo de ano com aumentos fora do normal, queremos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contenha novos reajustes, após um período financeiramente favorável às operadoras.
Esta edição traz ainda uma entrevista exclusiva com Reinaldo Guimarães, da Abrasco, que traça um panorama da vacinação antiCovid no Brasil, e as novidades dos últimos meses do Idec, como a nossa participação na criação da Frente Nacional de Defesa do Consumidor (Fenadecon), lançada em parceria com outras entidades, para seguirmos defendendo nossos direitos. Boa leitura!