Grandes batalhas em 2021
Já chegamos a 2021, mas o grande desafio mundial de 2020 ainda não foi embora. A pandemia de Covid-19 mudou nossos comportamentos e afetou a vida de todos nós e a economia de todos os países. No Brasil, os reflexos ainda são fortes e as adversidades permanecem, como apontam algumas reportagens desta edição.
Uma delas trata da ineficácia da suspensão dos reajustes na mensalidade dos planos de saúde em 2020, e que serão recompostos aos cofres das operadoras em 2021, onerando ainda mais os consumidores, que podem receber aumentos em cascata neste ano.
Esta edição também destaca o obstáculo estrutural brasileiro de não ter todas as regiões do país com a mesma segurança e qualidade no fornecimento de energia. O grave apagão de mais de 20 dias no Amapá, no fim do ano passado, escancarou essa realidade e mostrou como esse problema deve ser enfrentado com urgência.
Outro tema muito importante para o dia a dia do brasileiro, a mobilidade urbana também foi contemplada nesta edição: analisamos as propostas dos prefeitos eleitos nas 11 maiores capitais do Brasil após a crise no setor por conta da pandemia.
Já na seção entrevista trazemos informação para o combate à presença de mais agrotóxicos e alimentos transgênicos em nossas mesas em uma "aula" com a associada plena, ex-conselheira e parceira do Idec Marijane Lisboa.
Por fim, a reportagem de capa. Há um ano, a edição de jan/fev de 2020 tinha como manchete "O Ano da Proteção de Dados no Brasil". A reportagem previa a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas um ano depois o tema volta à revista com os desafios que a lei enfrenta exemplificada em casos graves de vazamento que presenciamos cotidianamente.
Desejamos uma ótima leitura para começar o ano!