2020 repleto de desafios
O ano de 2020 foi certamente o mais desafiador em muito tempo. O surgimento e a disseminação da Covid-19 transformou nossas vidas. Tivemos de mudar nossa forma de trabalhar, conviver, nos relacionar e consumir. Nossa saúde passou a ser desafiada por um vírus que matou mais de 1,2 milhão de pessoas no mundo todo.
E para entender como se comporta no Brasil o setor responsável pela busca por vacinas e a cura para essa e outras doenças, a Revista do Idec traz, em primeira mão, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que revela como esse mercado é concentrado por aqui e como isso influencia o preço que pagamos pelos medicamentos na farmácia e como se reflete no Sistema Único de Saúde (SUS).
Outra consequência desafiadora da nossa realidade amplificada pela pandemia é a questão financeira. O impacto econômico na vida das famílias brasileiras tem sido enorme. Por que temos tantos endividados no Brasil? Fomos pesquisar o que aconteceu com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) após 10 anos e saber dos consumidores como avaliam as campanhas educativas de seus bancos. A resposta está na matéria de capa.
Na entrevista desta edição, batemos um papo com Julia Bakker, responsável pela versão holandesa de um estudo que teve a participação do Idec e revelou que instituições financeiras de três países europeus investem quase R$ 60 bilhões em empresas que contribuem com o desmatamento no Brasil.
Outro tema de grande importância para a o Idec nos últimos anos teve um capítulo importante em outubro. A Anvisa aprovou novas especificações para a tabela nutricional e o modelo de rotulagem frontal dos alimentos. Uma vitória importante para o consumidor que foi alcançada após seis anos de trabalho dos nossos especialistas. Continuaremos pressionando para que a resolução aprovada seja aprimorada de forma a garantir nosso direito de saber.