Ontem, hoje e amanhã
Em 15 de março comemoramos o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Um dia que marca a lembrança de importantes conquistas realizadas, mas que também desperta a reflexão sobre o que está por vir. Dessa forma, a Revista do Idec deste bimestre destaca o passado e o futuro, com uma das mais antigas batalhas dos consumidores brasileiros e também a análise sobre o que está por vir nas relações entre empresas e cidadãos.
A luta pelo ressarcimento da correção da caderneta de poupança durante os planos econômicos dos anos 1980 e 1990 sempre esteve no centro de atuação do Idec. São mais de 30 anos em defesa dos direitos de milhares de associados representados pelo Instituto que, por consequência, benefi- ciou milhões de poupadores em todo o país. E essa história ganha mais um capítulo com a prorrogação do prazo de adesão ao acordo, que permitirá que mais pessoas possam receber valores tomados pelos bancos.
Nova realidade da relação entre empresas e consumidores, a personalização de ofertas e preços – e do consumo, em geral – tende a crescer nos próximos anos em um mundo cada vez mais digital. Por isso, a seção "Entrevista" traz esclarecimentos e alertas sobre essa nova forma de oferecer, vender e comprar produtos e serviços.
E esta edição ainda destaca outros dois temas atuais e importantes: o primeiro é a celebração de um ano do projeto Alimentado Políticas, iniciativa do Idec para divulgar pesquisas sobre alimentação saudável a gestores públicos. E o segundo é o novo coronavírus, que colocou o mundo em alerta em 2020 e gerou uma onda de notícias falsas na internet. Boa leitura!