Confira as principais atividades do Idec em novembro e dezembro de 2019
CONFERÊNCIA DO CLIMA
IDEC MARCOU PRESENÇA NA COP25, EM MADRI
O Idec fez parte da delegação de ONGs brasileiras que participou da 25a Conferência do Clima (COP25) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Madri (Espanha), de 2 a 15 de dezembro. O Instituto Clima e Sociedade, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), a Casa Fluminense, o Engaja Mundo e o programa Cidades Sustentáveis também fizeram parte da comitiva verde e amarela.
O Instituto foi representado por Rafael Calabria, coordenador do programa Mobilidade Urbana, que debateu como o financiamento ao transporte a fim de reduzir as tarifas e garantir os direitos dos usuários pode ajudar a diminuir a emissão de poluentes e amenizar a crise climática pela qual o planeta Terra está passando. Ele também defendeu o uso de bicicletas e o caminhar como meios de transporte sustentáveis.
Calabria aproveitou o evento para questionar o governo federal sobre as tímidas metas para redução da emissão de poluentes pelos transportes. Desde 2005, quando o Protocolo de Kyoto entrou em vigor, o Estado não tem feito nada para apoiar a melhoria da mobilidade nos municípios brasileiros. "Vamos levar essa discussão para o Brasil, para pressionar o governo a adotar metas mais ambiciosas em relação à redução de poluentes e, assim, mudar o cenário atual", declarou Calabria.
PLANOS ECONÔMICOS
NOVOS MUTIRÕES SÃO REALIZADOS PARA PAGAR POUPADORES
Nos meses de novembro e dezembro, o Idec realizou seis mutirões para que os associados que perderam suas economias por conta do Plano Verão, em 1989, pudessem aderir ao acordo dos planos econômicos e, então, receber o que lhes é devido. Foram atendidos 57 poupadores da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Itaú.
O prazo para entregar os documentos ao Idec se encerra em 28 de fevereiro. Se você ainda não aderiu ao acordo, anote a data dos próximos mutirões: 13, 14, 15, 16, 17 e 20 de janeiro.
EVENTO
PSICANALISTA CONVERSA COM ASSOCIADOS DO IDEC SOBRE LONGEVIDADE
Considerando que a expectativa de vida aumentou na maioria dos países (em 2050 haverá mais idosos do que crianças e jovens no planeta), o Idec decidiu organizar um evento gratuito para seus associados sobre o tema "longevidade". A palestra ministrada pela psicanalista Karin Szapiro, seguida de uma roda de conversa, aconteceu no auditório do Idec em 28 de novembro. Foram abordadas as mudanças nesse novo cenário (em nossas relações sociais, familiares e trabalhistas) e formas de melhorar a qualidade de vida, incluindo planejamento financeiro e sustentabilidade.
ROTULAGEM NUTRICIONAL
PROJEÇÃO NA PAULISTA CONVIDA CONSUMIDORES A PRESSIONAR ANVISA
Na noite de 3 de dezembro, quem passou pela Avenida Paulista – mais precisamente na esquina com a Rua da Consolação – viu projetadas no Edifício Anchieta informações sobre as propostas do Idec para a rotulagem nutricional frontal de alimentos, que está sendo discutida na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo era divulgar a campanha "Quando abrir a boca, não feche os olhos" – da Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada em parceria com o Idec – e convidar os cidadãos a participarem do debate que se encerrou em 9 de dezembro.
A projeção destacou o modelo de rotulagem defendido pelo Instituto – um triângulo preto na parte da frente da embalagem alertando para o excesso de açúcar, sódio e gorduras saturadas no produto. "Todas as evidências comprovam que, para os consumidores, os triângulos são mais eficazes do que os outros modelos, incluindo a lupa proposta pela Anvisa. Esperamos que a agência considere a percepção dos consumidores", declara a nutricionista Ana Paula Bortoletto, coordenadora do programa Alimentação Saudável do Idec.
SAÚDE
IDEC REBATE A JUDICIALIZAÇÃO EM CONGRESSO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
O Idec esteve no VII Congresso de Uso Racional de Medicamentos, realizado em Brasília (DF) nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, para debater a judicialização (entrega da decisão de um assunto à Justiça). Além do Instituto, participaram da discussão os pesquisadores Ângela Acosta, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário, Evandro Lupetti, do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Profa. Vera Lúcia Pepe, da Fiocruz, além de representantes do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O Idec pontuou que a judicialização é um fenômeno complexo, com múltiplas causas – dentre elas a má regulação –, e é o sintoma de problemas que precisam ser enfrentados. "Barrar a judicialização é barrar o acesso à justiça. Por isso, estamos discutindo como aprimorar o processo", disse Ana Carolina Navarrete, coordenadora do Programa Saúde do Idec. Ela explica ainda que o uso racional de medicamentos pressupõe que o paciente receba o remédio adequado para a sua condição clínica, na dose correta, pelo tempo necessário e pelo menor custo para ele e para a sociedade. "Como entidade de defesa do consumidor, o Idec trabalha arduamente na questão dos preços de medicamentos. É preciso enfrentar o fato de que o acesso também está relacionado aos valores abusivos cobrados pela indústria, sem justificativa e sem retorno para os cidadãos", declara Navarrete.
DIREITOS DIGITAIS
IDEC REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE DADOS NA 5ª FEIRA DE IDEIAS
Em 14 de dezembro, um sábado chuvoso em São Paulo (SP), o Idec montou um estande na 5a Feira de Ideias, organizada pela ONG Conectas no Sesc Pompeia, para celebrar o Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
A feira reuniu projetos sobre os mais variados temas. O do Idec chamava "Cuidado, você está sendo rastreado" e alertava os visitantes, de forma lúdica, sobre a importância de proteger seus dados pessoais, usados por empresas para diversos fins.
Foram criados dois jogos de perguntas e respostas para que os participantes descobrissem a sua pontuação de crédito – considerada pelas instituições financeiras na hora de conceder empréstimo, estabelecer juros etc. – e a sua pontuação de saúde (esta é ilegal no país. Leia mais sobre o assunto na matéria "Health Score", publicada na edição 226 da Revista do Idec).