2020 lutas
O ano de 2020 promete ser de grandes desafios para a defesa dos direitos dos consumidores em diversos aspectos, seja na luta contra retrocessos na lei de planos de saúde, na batalha por uma rotulagem nutricional adequada e mais clara, na conclusão do acordo dos planos econômicos ou mesmo na vigilância contra abusos do cadastro positivo. Será ainda um ano de eleições municipais, quando escolhemos os representantes mais próximos de nós, capazes de tomar decisões que mudam nossas vidas e nosso dia a dia.
Outro grande destaque é tema da reportagem de capa da primeira Revista do Idec do ano. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fruto de debates e batalhas nos últimos 10 anos, começa a vigorar em agosto. Até lá, a sociedade deve se adequar à lei que coloca o cidadão como dono dos seus dados e acrescenta diversos novos direitos. Em cinco páginas, nós explicamos tudo o que está por vir e também como o Idec vai implementar todos os dispositivos da nova lei para melhor garantir a segurança das informações dos seus associados.
Esta edição ainda traz outro tema ao qual estaremos atentos no novo ano: o alto preço de medicamentos essenciais para curar doenças graves – como hepatite C, câncer, aids etc. –, o que dificulta o acesso da população brasileira aos melhores tratamentos.
E em outra reportagem alertamos sobre como a vida dos consumidores é tratada pelas distribuidoras de energia elétrica. De quem é a responsabilidade por acidentes? O que as empresas podem fazer para aumentar a segurança de seus sistemas e prevenir mortes? Levantamos números e cobramos medidas que protejam os consumidores.
Continuem com a gente em 2020 lutando ao nosso lado por um país melhor para todos os consumidores!