Os donos dos dados
Dados pessoais se referem a toda informação relacionada a cada indivíduo que permite identificá-lo. São uma parte de nós, que deixamos como rastro durante nossa vida. Desde os números de documentos ou telefones, o registro de endereço, onde estivemos ou quanto ganhamos são dados que pertencem somente a nós. E apenas o dono dessas informações pode definir como eles devem ser usados. Mas entre a teoria e o que vemos na prática há uma grande distância.
Por isso, esta edição traz duas reportagens de ações que o Idec tomou para que nossos dados sejam protegidos e, quando usados, que seja da forma correta. A matéria de capa traz a luta do Idec para coibir a prática abusiva das ligações insistentes feitas por empresas de telemarketing, que afeta o dia a dia de praticamente todos os brasileiros. Apontamos os problemas para as autoridades e apresentamos as soluções em reuniões com diversos setores.
Em outra reportagem, alertamos para as recentes movimentações do mercado de saúde com o objetivo de obter permissão para usar dados médicos dos brasileiros e, assim, ranquear os consumidores, o que pode afetar o preço que pagamos em consultas e planos de saúde.
Ainda nesta revista, celebramos com informações e entrevistas duas datas: o Mês da Mobilidade, em setembro, e o Dia do Idoso, em 1o de outubro. Renata Falzoni, cicloativista de 65 anos, conta em entrevista como ela enfrenta o trânsito caótico de São Paulo e indica soluções para se deslocar melhor nas cidades.
Por fim, uma matéria especial chama atenção para o site do Idec, um vasto campo de informações sobre os direitos dos consumidores à disposição de todos. E os associados têm ainda mais benefícios, como o acesso a conteúdos exclusivos no “Idec Orienta”, área do site com orientações para mais de 250 problemas de consumo e mais de 400 modelos de carta para você mesmo buscar soluções, além de mais de 2 mil matérias publicadas na Revista do Idec. Boa leitura e continue resolvendo seus problemas em www.idec.org.br.