Informação X Publicidade
No dia 21 de julho de 2019, o Idec completa 32 anos. São mais de três décadas em defesa do consumidor, de forma independente de empresas, partidos ou governos. Lutamos por causas, orientando, conscientizando e defendendo a ética nas relações de consumo e o lado mais vulnerável dessa convivência, os consumidores.
Nesta edição da Revista do Idec ressaltamos um aspecto importante dessa relação: os riscos da publicidade. O alto investimento feito pelas empresas em propagandas muitas vezes prejudica informações realmente importantes para o direito de escolha do consumidor. E o direito à informação clara sobre produtos e serviços está no Código de Defesa do Consumidor. O Artigo 36 ressalta que “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. Já o 37 afirma que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”.
Por isso, fomos a campo! Para a matéria de capa, analisamos comerciais de alimentos e bebidas na TV aberta. A constatação foi preocupante: a cada dez propagandas de produtos ultraprocessados que contêm ingredientes que fazem mal à saúde, seis usam técnicas abusivas para atingir o público infantojuvenil. Para denunciar essas práticas, criamos o site Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA).
Outra dificuldade enfrentada pelos consumidores na hora de fazer suas escolhas está na embalagem dos produtos. Por isso, o Idec foi a supermercados avaliar a presença do greenwashing – falsa alegação de práticas sustentáveis – nos rótulos. O resultado também foi ruim.
Também entrevistamos o jornalista André Trigueiro, premiado por suas reportagens sobre sustentabilidade.
Boa leitura e, mais uma vez, muito obrigado pela confiança e pelo apoio que nos dá forças para lutarmos, por mais um ano, pela sociedade brasileira.