Menos é mais
Quando buscamos viver de forma mais sustentável, pelo bem coletivo ou individual, nos colocamos à prova de tentações e obstáculos. Mas esse é um caminho que a cada dia se mostra mais benéfico. Por isso, a primeira Revista do Idec de 2019 traz em suas páginas pesquisas, informações e experiências para ajudar aqueles que querem consumir de forma mais consciente.
A reportagem de capa denuncia um obstáculo para a sustentabilidade no Brasil: a enorme dificuldade de se encontrar no mercado aparelhos de ar-condicionado com os melhores índices de eficiência energética. Dessa forma, somos obrigados a pagar mais caro na conta de luz e usar mais recursos naturais do planeta.
Em outra matéria exploramos como é a vida de quem decidiu viver apenas com o necessário. Indivíduos, casais e famílias que decidiram focar no que realmente interessa, defendendo um estilo de vida com menos bens materiais e mais liberdade para desfrutar do que proporciona felicidade, dispensando aquilo que para cada um seria supérfluo. Os minimalistas podem nos ensinar como viver com menos pode ser melhor.
Também pensando em quem se interessa em ser mais eficiente no controle dos gastos, fomos buscar os ensinamentos da psicóloga e professora Vera Rita de Mello Ferreira. A autora de livros sobre psicologia econômica explica como a nossa cabeça funciona em relação a dinheiro, planejamento, frustrações e expectativas.
Completam ainda a edição outros temas que mexem com os gastos de boa parte dos brasileiros: planos de saúde e transporte público. Duas matérias abordam problemas estruturais e apontam soluções para melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os reajustes. Boa leitura.