Novo ano de luta
Estamos próximos a mais um fim de ano. 2018 foi um período de muitas lutas e conquistas, e nos deixa novos desafios, que exigem uma sociedade forte e vigilante em 2019. E assim o Idec permanecerá: firme na defesa de direitos e da cidadania, pelo bem da coletividade, e atento aos mais vulneráveis.
Nesse sentido, a reportagem de capa da Revista do Idec traz um estudo realizado pelo Instituto que joga luz sobre um tema ainda pouco explorado em nossa sociedade: a responsabilidade socioambiental dos bancos. Afinal, você sabe como seu banco usa seu dinheiro? A pesquisa, que é a versão brasileira de um estudo realizado em 11 países, analisa as políticas das principais instituições financeiras que atuam no País em 18 temas. E o resultado não é nada bom.
Outras duas pesquisas tratam de temas que certamente merecem atenção nos próximos anos. Uma delas revela os problemas gerados pelo fato de parte da tarifa paga pelos consumidores na conta de luz ser direcionada a atividades que não pertencem ao setor elétrico. Na outra, revelamos como, de 2015 a 2018, cresceu o número de reclamações relacionadas a problemas com bancos de dados e cadastros de consumidores no portal www.consumidor.gov.br. Desafios em áreas que o Idec luta para defender os consumidores.
Outro assunto que teve destaque nesta edição são os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), comemorado em outubro. As conquistas e seus desafios são abordados na entrevista exclusiva com o médico Jairnilson Silva Paim, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele participou ativamente da reforma sanitária nas décadas de 1970 e 1980, que culminou com a criação do sistema público de saúde universal no Brasil.
Boa leitura e um excelente fim de ano!