Direito à informação
O acesso à informação clara e correta está na origem do empoderamento dos consumidores e no amadurecimento de uma sociedade mais democrática. Também fortalece o cidadão e permite que a liberdade de escolha individual possa ser exercida em sua plenitude. Acreditamos que a função da Revista do Idec é esta: informar os consumidores e torná-los mais fortes.
Não é à toa que esta edição tem o direito à informação como tema de suas principais matérias. A começar pela reportagem de capa, que traz uma pesquisa inédita, comparando as 12 capitais mais populosas do Brasil, que mostra como o passageiro de transporte público sofre com a falta de informações básicas. Nenhuma das cidades cumpre a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A informação também é base de comparação em um estudo do Idec que revela como as contas de energia elétrica emitidas pelas concessionárias brasileiras são de difícil entendimento para o consumidor. Na seção “Entrevista”, o advogado peruano Jaime Delgado fala sobre os desafios do Peru para aprovar a nova lei de rotulagem que visa a melhoria das informações nas embalagens de alimentos, caminho que o Brasil também está tentando seguir.
A segurança das informações pessoais também está contemplada nesta edição, na matéria sobre a aprovação da importante legislação que protege a privacidade dos cidadãos. Veja o que muda e o que ainda está em risco sem a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
E para finalizar, a informação é abordada como ferramenta de transformação. O Idec selecionou 10 demandas fundamentais para os consumidores e está pressionando os candidatos das eleições 2018 a se comprometerem com elas na Plataforma dos Consumidores. Pressione os políticos, saiba quem apoia essas pautas e use esses dados para votar!