-
Alimentação [1]
separador
Atualizado:
O Rio Grande do Sul deu um passo importante para a alimentação saudável. O governador José Ivo Sartori sancionou a Lei que proíbe a comercialização e publicidade de produtos ultraprocessados, como balas, refrigerantes e salgadinhos industrializados, nas cantinas de escolas públicas e privadas do estado. A nova norma foi publicada [2]ontem (31) no Diário Oficial.
O Idec comemorou a decisão. Para Renato Barreto, especialista em políticas públicas do Idec, a Lei 15.216/18 é de extrema importância, pois contribui para a criação de ambientes escolares mais saudáveis.
Barreto comenta que o Rio Grande do Sul já possuía uma lei mais genérica sobre o assunto, porém a nova regulação deixa claro quais alimentos e formas de publicidades estão proibidas nas escolas e em seus arredores, já que a legislação se estende aos ambulantes que ficam próximos às instituições.
“Da forma como foi feita, a Lei deve contribuir para a diminuição da oferta de produtos que possuem alto teor de componentes críticos, como açúcar, sódio e gorduras, que podem fazer mal à saúde e levar ao aumento dos índices de obesidade, diabetes e hipertensão em crianças e jovens”, afirma o especialista.
O Instituto já havia se posicionado a favor da regulação [3] no início de julho, e, na última semana, enviou [4]uma carta solicitando ao governador a aprovação do projeto.
Confira abaixo os alimentos proibidos nas escolas do Rio Grande do Sul.
- Balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados.
- Refrigerantes e sucos artificiais.
- Salgadinhos industrializados.
- Frituras em geral.
- Pipoca industrializada.
- Bebidas alcoólicas.
- Alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais.
- Alimentos preparados com gordura vegetal hidrogenada.
- Alimentos industrializados com alto teor de sódio.
Alimentação saudável nas escolas
Engajado na temática, este ano o Idec lançou o livro Alimentação Saudável nas Escolas - Guia para Municípios [5], com o objetivo de apresentar experiências de legislações e práticas que estão sendo aplicadas em escolas municipais e estaduais do País.
A publicação visa a orientar e a auxiliar gestores públicos e equipes das áreas de saúde e educação a aplicar medidas que tornem a alimentação mais saudável nas instituições de ensino. Baixe a versão online clicando aqui [5].
LEIA TAMBÉM
Idec lança livro sobre alimentação saudável nas escolas [6]
PL que proíbe venda de ultraprocessados nas escolas é aprovado no RS [3]