Direitos e igualdade
O acesso à energia elétrica está entre os direitos básicos do cidadão. Contudo, programas federais dos últimos governos ainda tentam avançar para que mais brasileiros possam contar com esse serviço essencial. Mas o direito à luz elétrica ainda não chegou a todos. E para os que contam com ele, a qualidade ainda é um problema.
É esse assunto que a reportagem de capa da Revista do Idec aborda. Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto detalhou a qualidade do serviço prestado por 91 distribuidoras de energia elétrica, que atendem, atualmente, a 81 milhões de unidades consumidoras no território brasileiro. O resultado dessa análise é contado em cinco páginas.
Também é destaque em duas seções desta edição o tema que pode ser considerado o mais importante do ano: as eleições 2018. Em uma delas, o Idec apresenta suas principais demandas, que são a base de um documento que será encaminhado aos políticos que concorrem aos principais cargos. A intenção é informar esses candidatos sobre as principais solicitações do consumidor e cobrar o comprometimento deles.
Na outra seção, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, concedeu uma entrevista exclusiva na qual fala da expectativa para o pleito deste ano, os principais riscos para a sociedade e os desafios da Justiça Eleitoral.
Outro material inédito para o leitor é uma pesquisa que reforça a necessidade de mudanças no rótulo de alimentos para quantificar o açúcar adicionado em alimentos proces- sados e ultraprocessados. Atualmente, as indústrias não são obrigadas a informar a quantidade desse ingrediente. A alteração na rotulagem nutricional está entre as principais lutas do Idec.
Confira todos esses assuntos nas próximas páginas e continue nos apoiando em nossas lutas. Boa leitura!