SEM DESCANSO
A luta em defesa dos direitos dos cidadãos precisa ser algo perene. Não se deve nunca descansar após as batalhas vencidas nem desistir após as derrotas. Há 20 anos, o Brasil viu nascer uma lei que buscava dar alguma ordem a um cenário quase sem regras. Assim nasceu em junho de 1998, a Lei nº 9.656, conhecida como Lei de Planos de Saúde.
Nesta edição da Revista do Idec, fizemos um resgate do que ocorreu desde lá. Os avanços, os novos desafios e os riscos às conquistas já sedimentadas estão na matéria Planos Frustrados. Seja em um ato promovido no centro de São Paulo, em 1997, ou na atual campanha que luta contra retrocessos na lei, o Idec sempre se importou e se mostrou presente nessa luta pelos consumidores. E assim seguiremos.
Nesta edição, também trazemos pesquisas que justificam nossa incidência em outras duas frentes: a busca pela melhoria na qualidade do transporte público por meio do incentivo a corredores e faixas de ônibus nas grandes cidades e a preocupação com o conteúdo da publicidade voltada para crianças veiculada na TV.
Na seção “Entrevista”, a partir da página 10, um tema de suma importância em ano eleitoral. O ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), defende a cultura de transparência dos atos e das contas do setor público, compartilhando sua experiência.
Por fim, para os associados do Idec que possuem ações contra as perdas dos planos econômicos da década de 1990, há um comunicado importante na página 31, sobre os próximos passos para a adesão ao acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Seguimos juntos em defesa de uma sociedade mais igualitária. Boa leitura!