Uma luta termina, outras recomeçam
Felizmente, pudemos encerrar mais uma edição com boa notícia: o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo de planos econômicos. A partir da publicação da decisão, começam a contar os prazos para as etapas seguintes, necessárias para o tão esperado pagamento dos poupadores.
Na reportagem que começa na página 22, explicamos novamente quais são os próximos passos e anunciamos o início de um ciclo de reuniões que faremos para orientar os associados que fazem parte de processos do Idec sobre o Plano Verão e que têm interesse em participar do acordo.
É com muito orgulho que o Idec vê essa longa batalha chegar ao fim. A grande bandeira de luta da organização encerra-se como o maior acordo judicial da história do País. Lutamos de maneira dedicada e incansável nos tribunais e, com o mesmo compromisso, negociamos para preservar os direitos dos poupadores no acordo. Agora, chega a hora de colher, enfim, os frutos desse esforço e da confiança dos associados em nosso trabalho.
Se uma luta termina, muitas outras continuam. Aproveitamos o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, para cobrar a aprovação de uma lei de proteção de dados pessoais no Brasil. A matéria de capa mostra como esse risco se agrava quando são informações sensíveis, como as de saúde, que estão em jogo.
Como de praxe, aproveitamos a data para divulgar o ranking de atendimentos feitos em 2017. Mais uma vez, os planos de saúde foram os campeões de reclamação. E o mais grave é que o serviço pode piorar, caso seja aprovada a reforma da Lei de Planos de Saúde. Estamos lutando contra esse retrocesso há vários meses e, no início de março, nos unimos a outras entidades de defesa do consumidor e lançamos uma megacampanha chamada Saúde na UTI.