Não contratei, mas paguei
Com orientação do Idec, associado consegue cancelar cobrança de serviços que não havia contratado em sua linha de celular e recebe em dobro o que pagou
Em setembro de 2016, o engenheiro aposentado Mauro Meireles, de Guaratinguetá (SP), queria saber quanto estava gastando de internet móvel, e acabou descobrindo outra coisa. Ao consultar seu extrato no site da Vivo, percebeu que a operadora estava cobrando em seu plano de celular dois serviços que não havia contratado: "Vivo Segurança Online" e "Seguro de Proteção Financeira".
Surpreso, decidiu baixar também os extratos dos meses anteriores e constatou que aqueles serviços estavam sendo incluídos em sua conta desde março!
Meireles entrou em contato com o Idec para saber como resolver o problema. O Instituto o orientou a exigir o cancelamento das cobranças, que configuravam prática abusiva da empresa, e a devolução em dobro dos valores indevidamente pagos por ele.
O associado seguiu a recomendação e registrou a sua reclamação no site www.consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, seguindo o modelo de carta disponibilizado pelo Idec.
Antes mesmo de acabar o prazo de resposta estabelecido pela plataforma, de 10 dias, a Vivo entrou em contato com Meireles avisando que cancelaria os serviços adicionados e devolveria em dobro o valor pago por ele durante sete meses – cerca de R$ 110, no total –, em forma de créditos em seu celular.
Para Meireles, o papel do Idec foi importante para que ele pudesse exercer seus direitos. Ele não conhecia a plataforma consumidor.gov.br e admite que registrou a reclamação "sem acreditar muito" que daria certo. "Mas o serviço funcionou e tudo foi resolvido", comemora.