Por informações mais qualificadas
Esta edição aborda vários assuntos prioritários para o Idec na luta pela consolidação dos direitos do consumidor brasileiro. A matéria de capa traz os resultados de uma nova pesquisa sobre o nível de compreensão do consumidor sobre as informações no rótulo dos alimentos e discute as alternativas para melhorá-la.
A revisão das regras de rotulagem está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas a pressão da sociedade será fundamental para o assunto avançar, superar dificuldades políticas e a resistência da indústria de alimentos. O Idec assume o compromisso de cobrar que as mudanças saiam do papel, a fim de que o consumidor tenha informação mais qualificada para fazer escolhas saudáveis.
O Idec também vem se esforçando para ampliar a compreensão do consumidor sobre mobilidade urbana, assunto cercado por muitos mitos. Fizemos uma entrevista sobre o tema no contexto das eleições municipais com Eduardo Vasconcellos, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Além disso, junto a outras organizações que atuam em São Paulo (SP), o Instituo está avaliando as propostas dos candidatos à prefeitura da maior capital brasileira sobre mobilidade para esclarecimento dos cidadãos e para cobrar uma discussão mais robusta.
Outro assunto sobre o qual permeia desinformação é o da franquia de dados na internet fixa. Embora a medida esteja suspensa, as maiores operadoras seguem ofertando planos limitados, revela pesquisa do Idec. O Instituto considera fundamental reacender o debate sobre esse tema, por isso realizou, em agosto, um seminário para aprofundar a discussão.
Por fim, mas não menos importante, o Idec lançou em agosto uma campanha para o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento dos planos econômicos e convida a todos, independentemente de terem sido prejudicados, a se unirem nessa luta por justiça, que já dura quase 30 anos.