Um novo ano e muito trabalho pela frente
Nesta primeira edição de 2016, trazemos um tema muito atual na matéria de capa: o avanço do WhatsApp, aplicativo que já se tornou uma importante ferramenta de comunicação para os brasileiros, e a reação das operadoras de telefonia, que têm visto suas receitas com ligações despencarem. O tema envolve uma discussão fundamental sobre os direitos dos consumidores, que ficam no meio dessa disputa.
Outro assunto de destaque é a reforma do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em 2015, o Senado aprovou propostas de alteração do Código, que serão rediscutidas na Câmara dos Deputados a partir deste ano. Elencamos os principais pontos do texto aprovado, que tem aspectos positivos e negativos. Agora é importante se manter vigilante para que não haja retrocessos. Em ano de eleição municipal, é possível que parlamentares tentem usar a reforma do CDC como palanque. Estaremos atentos.
O Idec também continuará atuante nas discussões globais de defesa do consumidor. Mantivemos nossa representação no conselho da Consumers International (CI) com a eleição de Marcelo Sodré, conselheiro do Idec, na Assembleia Geral da entidade realizada no Brasil, em novembro. Sodré levará o olhar dos consumidores brasileiros para a CI, compensando a saída de Marilena Lazzarini, que encerrou sua participação no conselho após cinco mandatos, um deles como presidente.
Os conselhos diretor e fiscal do Idec também foram renovados. Os nomes dos eleitos e reeleitos podem ser conferidos na seção Idec em Ação. Agradecemos os antigos membros por sua dedicação e damos as boas-vindas aos novos, com a certeza de sua valiosa contribuição para o fortalecimento do Idec.
Para continuar firme em todas as atividades, o Idec lançou uma campanha de crowdfunding com foco no tema financeiro. A campanha vai até dia 29 de janeiro. Doe e nos ajude a continuar lutando por relações de consumo mais justas: kickante.com.br/idec.