Combatendo falsos conceitos
A preocupação com a alimentação tem aumentado o consumo de produtos light e diet, graças ao marketing que os associa a um conceito "saudável". Contudo, o que muitos não sabem é que os adoçantes usados nesses alimentos, em substituição ao açúcar, também apresentam riscos à saúde se consumidos em excesso. A matéria de capa desta edição faz esse alerta ao trazer os resultados de uma pesquisa sobre o teor de adoçantes em bebidas prontas (refrigerante, néctar, chá, entre outras).
O risco é maior para as crianças, mas isso não impede que, lamentavelmente, fabricantes de bebidas à base de soja, que têm edulcorantes na fórmula, usem personagens infantis na embalagem – uma prática antiética, para dizer o mínimo. Essas bebidas, além disso, não informam a quantidade de adoçantes utilizada, em claro desrespeito ao direito à informação garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Desmistificar os falsos conceitos que o marketing de alimentos industrializados incute no consumidor é um dos desafios para promover a alimentação saudável de fato. Outro desafio é ampliar o consumo de alimentos orgânicos, ainda pouco conhecidos por boa parte dos consumidores, como mostra outra pesquisa desta edição.
Neste mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), trazemos também uma entrevista com o economista e professor Áquilas Mendes, que comenta o grave histórico de subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2013, o Idec promove o Ato SUS, uma campanha que já angariou mais de 50 mil assinaturas em defesa da saúde pública. Apesar do clamor da sociedade, o governo e o Congresso vêm agindo em direção oposta, afastando cada vez mais o SUS de seu propósito, que é prestar atendimento universal, gratuito e de qualidade.