Dia do Consumidor: em prol da alimentação saudável
A obesidade é um problema crescente em todo o mundo. Embora muito se fale sobre o assunto, as discussões em geral se dão no campo individual: o que cada um pode fazer para mudar seus hábitos. Contudo, pouco se diz sobre o importante papel do Estado em adotar políticas públicas para coibir o avanço dessa epidemia.
Por isso, o tema da campanha da Consumers International (CI) pelo Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 março, é a promoção da alimentação saudável. A CI defende a criação de um tratado global firmado entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os governos dos países, a fim de alavancar políticas públicas nessa área. Uma reportagem desta edição explica melhor a proposta.
O Idec apoia a iniciativa e está participando ativamente para disseminá-la, por acreditar que é necessário criar mecanismos que facilitem o acesso à alimentação saudável, além de medidas regulatórias que tornem a informação nutricional mais clara para o consumidor e que restrinjam a publicidade de produtos industrializados com teor excessivo de sódio, açúcar e gorduras – os grandes vilões dessa história.
Em março também se celebra o Dia Mundial da Água (22). Este ano, mais do que nunca, a data convida a refletir sobre a forma como o recurso vem sendo gerido e utilizado no dia a dia. Diante do risco de agravamento da seca nos próximos meses, preparamos uma matéria com orientações mais avançadas para lidar com a falta d'água. Se a crise traz algo de bom, é justamente escancarar que a água é finita e que precisamos todos – governo e consumidores – mudar os paradigmas de gestão e uso desse recurso.