Por Nelsi Gomes Silva
Conheci o Idec quando um amigo me encaminhou um e-mail com uma matéria publicada na REVISTA DO IDEC. Decidi me associar, pois notei que as pesquisas e todo o material produzido pelo Instituto me ajudariam a enfrentar problemas com as operadoras de telefonia celular e com instituições financeiras, por exemplo.
Por ora, o assunto que mais me interessa é o que diz respeito aos abusos cometidos pelos bancos, como a venda casada, em que o cliente acaba adquirindo vários serviços por imposição da instituição. Percebo que, muitas vezes, os consumidores não têm conhecimento das barbaridades das quais são vítimas.
O Idec tem sido uma poderosa ferramenta, que contribui na educação, orientação e divulgação dos direitos da parte mais frágil das relações de consumo. Com isso, hoje, as pessoas estão mais informadas e atentas. Assim, passam a buscar reparação na esfera judicial quando não obtêm solução de forma amigável. Acredito que a sua atuação é fundamental para a sociedade e para todos os consumidores, independentemente de seu nível socioeconômico.
A REVISTA DO IDEC tem bravamente tocado em assuntos nunca antes divulgados, que envolvem grandes marcas e empresas de imenso poder econômico. Além disso, com linguagem de fácil compreensão, ela informa sobre diversas decisões judiciais em casos comuns que afetam o nosso dia a dia.
A publicação visa a defender o bem e a orientar os consumidores, o que, para mim, não tem preço.