Haroldo de Barros Ferreira Pinto
Conheci o Idec na década de 1990, por meio de uma amiga muito atuante na área de defesa do consumidor. Associei-me devido ao seu importante papel de orientar e apoiar seus associados nas questões relacionadas ao consumo. Além disso, penso que, quanto mais pessoas se associarem, mais representatividade daremos ao Instituto e ao seu trabalho.
As áreas de comércio eletrônico e de produtos, que considero bastante problemáticas, são as que mais me interessam atualmente. Também me chama a atenção o atendimento pós-venda oferecido pelas concessionárias de veículos. Sempre que tenho alguma dúvida, procuro o Idec. Recentemente, tive problemas com o meu banco, com empresas de telefonia e com concessionárias de veículos e, após colocar em prática as orientações que recebi do Instituto, eles foram resolvidos.
O Idec sempre se adaptou às mudanças do mercado, que a cada dia se torna mais complexo, com diferentes meios de acesso e grande variedade de produtos. Nesse cenário, o Instituto tem atuado de forma contínua para conscientizar os consumidores e mostrar a eles como é importante e necessário lutar pelos seus direitos.
A Revista do Idec reflete o trabalho da entidade. As reportagens abordam temas muito relevantes, e os testes e pesquisas publicados nos permitem conhecer e comparar a qualidade dos produtos e serviços de diferentes empresas.