Um plano de saúde, muitos problemas
Depois de seguir as orientações do Idec, o associado Moacir Meneguin conseguiu receber os boletos atrasados e ter acesso ao seu contrato
Em dezembro do ano passado, o plano de saúde coletivo do aposentado e associado do Idec Moacir Meneguin, de Osasco (SP), migrou para a operadora Allianz. Nos meses que sucederam a mudança, os boletos das mensalidades começaram a demorar muito para chegar, ou então nem chegavam, acarretando atrasos no pagamento.
Meneguin estranhava a demora, mas sua preocupação aumentou quando decidiu incluir alguns familiares como dependentes em seu plano. Ele imaginava que o contrato poderia prever alguma restrição, já que o pagamento não estava em dia. Para tirar a dúvida, decidiu pedir o documento à empresa que intermediava a contratação do plano, pois nunca o tinha recebido. Foi aí que, em vez de resolver um problema, ele "arranjou" outro.
A administradora negou-se a fornecer a cópia do contrato, alegando que o documento firmado entre ela e Allianz era "confidencial". O associado não aceitou a resposta e pediu ajuda ao Idec.
O Instituto o orientou a enviar uma reclamação formal à empresa pela má prestação do serviço e também à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Idec explicou que, desde março deste ano, as queixas levadas ao órgão são tratadas por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), mecanismo utilizado para resolver conflitos entre operadoras e usuários.
O aposentado seguiu os passos recomendados e, apesar de encontrar alguns obstáculos no atendimento da ANS, conseguiu registrar a reclamação e enviar à empresa o modelo de carta recomendado.
Felizmente, em junho, o caso teve desfecho satisfatório: além de receber os boletos atrasados, Meneguin finalmente teve acesso à cópia de seu contrato. Assim, ficou em dia com as mensalidades e ciente de todas as condições para incluir os familiares como dependentes no plano. "A orientação do Idec foi fundamental, pois apontou o caminho que eu deveria seguir para resolver o impasse", comemora.
O modelo de carta para formalizar uma reclamação sobre má prestação de serviço, com base no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), está disponível no link: http://goo.gl/7tWaaF (digite nome do usuário e senha e clique em "o que fazer"; o documento está localizado ao fim da página).