Por Ana Elisa Bagi, professora de inglês em São Paulo (SP)
Conheci o Idec há cerca de 15 anos, por meio de uma matéria na televisão com a Marilena Lazzarini [atual presidente do Conselho Direitor]. Desde então, acompanho todos os passos do Instituto.
Apesar de ser formada em Letras e atuar na área da educação, sempre tive interesse por assuntos ligados aos direitos do consumidor. Minha paixão pelo tema é tamanha que, em 2010, decidi fazer um curso técnico jurídico, cujo trabalho final só poderia ter sido sobre os direitos dos consumidores. Hoje, uma das minhas metas é estudar Direito para atuar, de fato, na defesa e ao lado dos mais vulneráveis nas relações de consumo.
Sempre busco os meus direitos e tento ajudar familiares e amigos. Tenho vontade de mostrar para as pessoas que é possível argumentar de igual para igual com as empresas. Não gosto quando escuto alguém dizer: "deixa para lá, não vai dar em nada". Dá resultado, sim, embora o caminho para chegar a ele seja trabalhoso.
Hoje, sou voluntária do Idec por questões financeiras, mas pretendo voltar a me associar o mais breve possível. Sou muito grata ao Instituto, pois, tanto como associada quanto como voluntária, tive diversas experiências e aprendizados.
A Revista do Idec traz muitos exemplos reais que nos ajudam no dia a dia, além de tratar de assuntos diversos, como saúde, alimentação e, claro, dos direitos dos consumidores. Depois que a leio, passo para outras pessoas também usufruírem da publicação, que é uma importante fonte de conhecimento.