Novas conquistas e mudanças
Em outubro, houve importantes acontecimentos e vitórias para a sociedade a partir da mobilização do Idec. A luta por uma regulação mais eficiente para o consumidor, por maior transparência nas nomeações de diretores de agências reguladoras, resultou na renúncia de Elano Figueiredo da diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E o Senado Federal aumentou as exigências para a aprovação de autoridades sabatinadas pela casa, consolidando a participação popular no processo. Ainda na prioridade dos planos de saúde, notificamos a Golden Cross e a Unimed-Rio para que prestem esclarecimentos sobre as denúncias de descredenciamento da rede assistencial.
Nas matérias da revista, trazemos duas pesquisas inéditas: uma, realizada com 524 usuários de internet no celular, de cinco capitais, que revela a falta de conhecimento sobre o serviço; e outra que mostra que temos de estar atentos ao comprar alimentos, para não levar gato por lebre.
Para terminar, uma nota institucional. É com satisfação que comunicamos que, após um processo acurado de seleção, o conselho diretor do Idec decidiu pela indicação de Elici Checchin Bueno para assumir a função de coordenação executiva do Instituto. Ela é advogada e iniciou a sua carreira profissional na defesa do consumidor. Possui grande identificação com o Idec: participou da sua fundação e depois tornou-se associada.
Com Elici Bueno na coordenação executiva, inicia-se uma nova etapa na vida do Idec, mas a luta cotidiana pela defesa dos consumidores continua a mesma, com a proposta de fortalecer a atuação na prevenção e resolução de conflitos entre empresas e consumidores, a parte mais frágil dessa relação.