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A responsabilidade também é sua

O consumidor consciente que acompanha o trabalho do Idec sabe da importância de exigir os seus direitos e de registrar reclamações nos órgãos fiscalizadores. É com base nesses dados que o problema individual pode ser tratado de maneira coletiva, pois quando uma empresa não presta um serviço de forma adequada e isso afeta a muitas pessoas, ela deve ser punida, com multas ou outras sanções.

O destino desse dinheiro, contudo, é o que muitos desconhecem. Para esclarecer essa questão a nossos associados, a matéria de capa explica como cada órgão utiliza esse recurso.

A apuração identificou que, nos últimos cinco anos, menos da metade das multas foi paga. Por isso, tem se discutido e aplicado cada vez mais outras medidas punitivas, como a suspensão do serviço, que afeta de maneira mais drástica a imagem da empresa, de modo que o prejuízo possa ser até maior que o das multas. Nesse sentido, o consumidor tem papel importante de fiscalização dessas sanções, para garantir a sua efetividade.

Por falar em qualidade, quem diria, o Sedex atrasa! O Idec testou o serviço e identificou, ainda, que os Correios estabelecem regras próprias para reembolso que contrariam o Código de Defesa do Consumidor.

Também nesta edição de outubro, mês largamente intitulado pela publicidade como o "das crianças", entrevistamos Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana, que aponta os efeitos deletérios do consumismo na infância. Leitura imperdível para quem tem sob sua responsabilidade esse ser tão vulnerável à sociedade do consumo.


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