Confira as atividades e eventos do Idec no mês de agosto
COMUNICAÇÃO
Mesa de Diálogo discute democratização
Em julho, as entidades civis que integram a campanha "Banda Larga é um Direito Seu!", entre elas o Idec, estiveram em Brasília (DF) para a primeira reunião da Mesa de Diálogo com a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério das Comunicações (MiniCom). O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados às políticas de comunicação do Governo Federal, como infraestrutura, inclusão e culturas digitais.
A Mesa de Diálogo acontecerá a cada 20 dias no Palácio do Planalto. Segundo a representante do Idec no grupo, a advogada Veridiana Alimonti, a abertura desse espaço é a primeira oportunidade dada pelo MiniCom para aproximar as entidades da sociedade civil da discussão desde 2011, quando a Campanha Banda Larga foi iniciada. "Mesmo com as dificuldades pela democratização da comunicação no país, acreditamos que esses espaços possam render avanços às políticas do setor. O diálogo parece existir, mas falta saber como o Governo o traduzirá em ações", destaca Veridiana.
PLANOS DE SAÚDE
Idec lança canal para coletar relatos de reajustes abusivos
Em 17 de julho, o Idec abriu um canal de comunicação para receber os relatos dos consumidores de planos de saúde coletivos sobre reajuste abusivo de mensalidade. O intuito é reunir elementos que ajudem a pensar estratégias de atuação do Instituto junto às autoridades para reivindicar uma solução para os aumentos excessivos nesse tipo de contrato, que se tornou um problema coletivo.
Para contribuir com a ação, envie uma mensagem para o e-mail: planosdesaude@idec.org.br. O consumidor deve informar o nome da operadora; qual o tipo de contrato que possui (empresarial, por associação ou sindicato); o ano em que o reajuste ocorreu e o percentual de aumento.
A ideia surgiu após duas pesquisas recentes do Idec com planos de saúde coletivos, que constataram reajustes exorbitantes nesses contratos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O canal fica aberto para receber os relatos até o dia 30 de agosto.
Pacotes bancários mais caros
Pesquisa do Idec verificou que, nos últimos cinco anos, grande parte dos pacotes de serviços bancários foi substituída por novos, mais caros. Os que foram mantidos sofreram aumento de até 111%. O levantamento avaliou os seis maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. http://goo.gl/FEfvA
Proteção do consumidor na era digital
Em 12 agosto, a Consumers Internacional (CI) lança na sede do Idec, em São Paulo, o livro Atualizando as Diretrizes da ONU para a Proteção do Consumidor na Era Digital. O Instituto, como membro da CI, contribuiu com a obra e elaborou um capítulo sobre o panorama brasileiro.
50 mil apoiam campanha pelo SUS
Em 23 de julho, a campanha "Presidente Dilma, não acabe com o SUS", lançada em junho pelo Idec, chegou a 50 mil assinaturas. Com a marca, o Instituto vai solicitar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a fim de discutir mudanças no sistema de investimentos na saúde pública brasileira e apresentar o manifesto a favor do SUS elaborado em conjunto com dezenas de entidades. Assine você também: http://goo.gl/xD0CL.