Por Beatriz Couto, gestora ambiental em São Paulo (SP)
Conheci o Idec há cerca de 10 anos por meio de reportagens sobre direito do consumidor na imprensa, que sempre mencionavam o Instituto. Em uma dessas matérias, sobre planos de saúde, conheci melhor o seu trabalho e me identifiquei. No ano passado, decidi me tornar voluntária para participar mais ativamente das ações do Instituto e sensibilizar as pessoas a sair de sua "zona de conforto" de apenas reclamar por reclamar, chamando-as para que façam parte da construção de iniciativas que visam a mudanças reais.
A experiência mais marcante que tive como voluntária foi participar do evento Rio+20 no ano passado, no Rio de Janeiro. Fiz parte da equipe Idec Mobiliza, que esteve presente na Cúpula dos Povos, evento paralelo ao oficial, organizado pela sociedade civil. Os dias de encontro com pessoas de todo o mundo me fizeram sentir parte da mudança que eu estava em busca quando me tornei voluntária.
O Idec tem conquistado cada vez mais espaço nas diferentes frentes em que atua. Com isso, já alcançou importantes vitórias para nós, cidadãos: redução dos reajustes abusivos de planos de saúde, etiquetagem veicular, rotulagem de alimentos transgênicos. Também deu visibilidade a um direito desconhecido por muitos consumidores: a possibilidade de ter uma conta bancária gratuita por meio da contratação de serviços essenciais.
A Revista do Idec, além de ter um conteúdo que informa com qualidade e trata de temas de interesse público, é um canal para denúncias de práticas abusivas e um espaço para consultas do consumidor.