Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Publicado em Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (https://idec.org.br)

Início > Parada brusca

  • Fazendo Justiça

Parada brusca

IMAGEM DE DESTAQUE Justiça determina que empresa de ônibus indenize passageira idosa que se machucou numa queda dentro do coletivo

Problemas com transporte público são recorrentes no dia a dia dos brasileiros. Além da superlotação que aflige boa parte dos usuários, a maneira como alguns motoristas conduzem os ônibus pode tornar as viagens inseguras. Uma passageira idosa de Riacho Fundo (DF), cidade vizinha a Brasília, que o diga: após uma freada brusca, ela caiu dentro de um coletivo da empresa Expresso Riacho Fundo Ltda. e sofreu vários ferimentos.

O caso aconteceu no ano passado. Logo que a idosa entrou no ônibus, uma parada repentina a arremessou para frente, e ela se chocou com o painel do veículo. Segundo a passageira, o acidente foi provocado por falta de atenção do condutor, que não avistou a tempo um homem atravessando a via e parou o ônibus bruscamente.

A usuária sofreu uma fratura no nariz e ficou com hematomas no braço, nas pernas e inchaços espalhados pelo corpo e no rosto. Ela decidiu entrar com uma ação contra a empresa de ônibus para reparar os danos sofridos, e pediu indenização por danos morais, já que o acidente aconteceu por negligência do condutor.

Em maio deste ano, a 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença do Juizado Especial Cível (JEC) de Riacho Fundo, e deu ganho de causa à passageira. A empresa de ônibus havia recorrido da decisão do JEC. Para a Justiça, não há dúvidas de que o motorista estava desatento e que a freada brusca que causou o acidente poderia ter sido evitada. Assim, a Expresso Riacho Fundo deve indenizar a passageira em R$ 4 mil.

A sentença toma por base o artigo 932, inciso III, do Código Civil, que prevê a obrigação do empregador de reparar o dano causado por um funcionário, independentemente de culpa, quando a atividade desenvolvida implicar risco a outra pessoa.


URL de origem:https://idec.org.br/em-acao/revista/problemas-por-metro-quadrado/materia/parada-brusca