Abusos embutidos nos "combos"
O Idec pesquisou as condições oferecidas pelas empresas GVT, Net, Oi e Vivo para a contratação de um pacote de serviço que inclui telefonia, banda larga e TV por assinatura, conhecido como combo — palavra derivada do inglês que significa combinação. As conclusões da pesquisa, que é a nossa reportagem de capa, apontam problemas para os consumidores nesse modelo de negócios: práticas abusivas, como exigência de fidelização e barreiras para contratação do serviço avulso, estão no bojo dessa convergência tecnológica.
Os combos são ótimos para as empresas, que reduzem custos ao prestar diversos serviços por meio de uma única rede. Mas deixam os consumidores numa "camisa de força": a fidelidade por um período determinado ao combo contratado. O pacote é mais barato que os mesmos serviços avulsos, mas o cancelamento de um serviço implica na eliminação dos descontos — o principal atrativo.
Outro destaque de maio, conhecido como o "mês das noivas", é o roteiro para um casamento sem problemas, com dicas sobre a cerimônia e a organização da festa, com cuidados na contratação de bufê, DJs e músicos, para que o grande dia não seja estragado por maus fornecedores. E com a aproximação das férias de julho, levantamos os custos para viajar de avião, carro e ônibus para quatro cidades, em seis trechos.
Finalmente, uma nota institucional: após 14 meses de dedicação e empenho ao Idec, dos quais oito na função de coordenador executivo, Fulvio Giannella Junior se desligou do Instituto. Agradecemos pela lealdade, honestidade e seriedade com que conduziu o Idec nesse período. Até que o Conselho Diretor selecione um novo coordenador, Carlota Aquino Costa, atual Gerente de Desenvolvimento Organizacional, e da nossa equipe há 16 anos, foi nomeada como representante legal interina. Foi criado ainda um Grupo Interino de Coordenação, presidido por mim, com participação da própria Carlota, de Carlos Thadeu de Oliveira, gerente de Testes e Pesquisas, e de Sílvia Vignola, assessora institucional. Contamos com todos vocês para fortalecer cada vez mais a luta por nossos direitos!