Um ano com novos e velhos desafios
Na primeira edição deste ano, além de desejar aos leitores um excelente 2013, trazemos uma matéria que ajudará todos aqueles que querem alterar certos hábitos a não ficar apenas na promessa. Nela você encontrará diversas sugestões para adotar um estilo de vida mais saudável e um comportamento mais solidário e ambientalmente sustentável, para o seu bem e o do planeta. Há também diversas orientações para alcançar uma vida financeira tranquila e se tornar um consumidor mais consciente.
E, por falar em adotar um comportamento mais consciente e sustentável, a reportagem de capa apresenta o consumo médio dos principais eletrodomésticos utilizados na cozinha e na lavanderia e sugere dicas para reduzir gastos. Afinal, a eficiência energética dos eletrodomésticos que usamos no nosso dia a dia contribui para mitigar os impactos ambientais derivados do consumo de diversas formas de energia.
Certos de que os problemas com os planos de saúde representam um dos setores que mais recebem reclamações por parte dos consumidores, destacamos em outra matéria a questão das cláusulas abusivas frequentemente presentes nos contratos firmados com as operadoras. O Idec analisou dez contratos e verificou, em todos eles, alguma abusividade, como cláusulas que limitam o atendimento de urgência ou emergência a 12 horas, caso o consumidor não tenha cumprido as carências. O mais grave: o abuso tem anuência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que não alterou a resolução que autoriza essa prática.
Outro motivo de preocupação: o Idec analisou o rótulo de 530 alimentos industrializados de diversas categorias e constatou a ineficácia dos acordos firmados entre o Ministério da Saúde e os representantes setoriais para a redução de sódio. A maioria dos fabricantes não precisará reduzir o teor desse ingrediente em seus produtos porque em boa parte deles a quantidade está dentro das metas fixadas para os próximos anos — consideradas tímidas por uma consultora do Instituto.
Como se vê, há muita informação e orientação para você, caro associado. Boa leitura!