Um "muito obrigado" e um "vamos em frente"
O ano de 2012 chegou ao fim! Ao longo dele, o Idec comemorou com todos os associados, parceiros e colaboradores seus 25 anos de luta, trabalho, muita dedicação e esforços. Pudemos brindar por todas as conquistas e realizações, agradecer a todos que nos permitiram manter essa atuação por tantos anos e que fizeram parte de nossa história.
Temos muito ainda a fazer pela melhoria nas relações de consumo e por efetivas mudanças na conduta das empresas e dos órgãos governamentais. A tentativa recente de colocar em votação no Congresso Nacional um projeto de lei que propõe o fim da rotulagem de produtos transgênicos é prova de que precisamos ficar atentos para evitar retrocessos nos direitos dos consumidores. Nosso trabalho é constante e, por mais que consigamos vitórias pontuais, sabemos que estamos distantes da sociedade justa que queremos.
Portanto, 2013 começa com muitos desafios. Antigos problemas, envolvendo bancos e operadoras de cartão de crédito, planos de saúde e empresas de telefonia, permanecem sendo o grande foco da atuação do Idec. Mas, junto com eles, novos assuntos começam a liderar os rankings de reclamações e, claro, também fazem parte da pauta de trabalho do instituto — caso do comércio eletrônico e do superendividamento das famílias.
A inclusão de milhares de novos consumidores no mercado, graças às mudanças socioeconômicas em nosso país, também exige atenção. Essa ainda é uma parcela da população que carece de informação, ficando bastante exposta a abusos do setor privado. Necessita, portanto, de orientação e informação sobre seus direitos e de alternativas para se defender.
Como se vê, há muito trabalho pela frente. E, graças ao apoio de nossos associados, parceiros e colaboradores, temos certeza de que continuaremos a colher bons frutos no próximo ano. Vamos em frente!