Consumidor, fique atento às práticas de seu banco!
Como não poderia ser diferente, o Idec tem entre seus temas prioritários de atuação a análise de práticas do setor financeiro. Levando em consideração os inúmeros problemas enfrentados pelo consumidor e o grande impacto que os abusos praticados pelos bancos causam na vida dos brasileiros, atualizamos e reeditamos, pela segunda vez, o Guia de Bancos Responsáveis (GBR).
O GBR nada mais é que uma ferramenta para avaliar e comparar as práticas adotadas pelas seis maiores instituições financeiras do Brasil em relação a seus trabalhadores, consumidores e critérios de financiamentos em empreendimentos que trazem sérias consequências para a sociedade. Além de permitir aos consumidores uma alternativa de comparação, o objetivo desse levantamento é mostrar que o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) envolve toda a cadeia produtiva.
A atuação do Idec sempre esteve vinculada a esse entendimento amplo em relação ao real significado de RSE e busca, constantemente, a prática efetiva das empresas nessa direção, forçando-as a ir para além do discurso, muitas vezes fácil, da responsabilidade social. Afinal, será que um banco que não informa claramente a seus consumidores qual a taxa de juros de um financiamento pode ser considerado socialmente responsável? Ou outro que não oferece a seus empregados condições justas de trabalho pode se declarar como tal? E qual a lógica de uma instituição financiar um empreendimento que expulsa uma comunidade indígena de seu território fazer campanhas publicitárias vendendo um rótulo de responsabilidade social?
Cabe a nós, consumidores, respondermos a essas perguntas e pressionarmos as instituições financeiras por mais transparência e melhorias efetivas em suas práticas empresariais. Para o Idec, esse caminho ainda é longo, mas jamais deixará de ser uma prioridade.