Compromissos assumidos e novos desafios pela frente
Caro associado,
nos últimos quatro anos você se habituou a ler nesta página um texto assinado pela socióloga Lisa Gunn, que ocupou até o final de agosto — e com grande competência — a posição de coordenadora executiva do Idec.
Ao assumir essa enorme responsabilidade e me dirigir pela primeira vez a você por meio da nossa revista, gostaria de reforçar todos os compromissos em defesa dos direitos dos consumidores levados adiante pelo Instituto ao longo de seus 25 anos de vida. Compromissos que se traduzem de diferentes maneiras: na orientação dada aos nossos associados em suas mais diversas relações de consumo, na realização de testes e pesquisas, avaliando a qualidade de produtos e serviços, nas representações nos mais diferentes órgãos e instâncias do poder público, nas ações judiciais coletivas movidas para a garantia de direitos, nas campanhas de mobilização em favor de temas caros aos consumidores, entre várias outras iniciativas.
Gostaria, sobretudo, de reforçar nosso laço com você, que é a razão de todo o nosso trabalho. É na defesa de seus direitos — que, na verdade, são os direitos de cada um de nós, cidadãos — e na luta por relações mais equilibradas e justas de consumo que temos empenhado nossos maiores esforços. E é bom termos compartilhado ao longo dessa dura caminhada muitas vitórias significativas. Conquistas obtidas com a sua ajuda, e sem abrir mão dos princípios éticos e da independência que fazem parte da identidade do Idec. Isso muito nos orgulha.
Novos desafios nos aguardam. E só com organização, informação e mobilização conseguiremos enfrentá- los. Nós, enquanto consumidores individualizados, estamos permanentemente à mercê de práticas abusivas e até desonestas de forças mais poderosas que se colocam no mercado. Para enfrentá-las, contamos com uma legislação consumerista bastante avançada e, principalmente, com a nossa união. Sigamos em frente! Juntos!