Obrigado, Idec
No mês em que o Instituto comemora 25 anos de existência, o associado Fernando Cantelmo, de Goiânia (GO), elogia as orientações recebidas e comenta alguns problemas de consumo que conseguiu resolver.
Meu nome é Fernando Cantelmo e sou associado do Idec desde 1995. Gostaria de agradecer os esclarecimentos e a ajuda que tenho recebido dos atendentes do Instituto, por e-mail e por telefone, e as informações e o aprendizado que adquiro ao ler a Revista do Idec e ao navegar pelo site. Faço questão de divulgar o trabalho dessa organização que luta pelos direitos dos consumidores e estimulo todos os que conheço a se associarem.
A seguir, enumero nove dos muitos problemas de consumo que resolvi ao longo de 17 anos de associação, após enviar as cartas sugeridas pelo Instituto.
2005
Devolução, com correção monetária, do valor pago por um telefone sem fio da Motorola que continuou com defeito após ter sido levado à assistência técnica diversas vezes.
2006
Substituição de um som portátil da Semp Toshiba comprado na loja Mania Virtual. Ele deveria ser compatível com mp3 mas não era, e ainda superaquecia e desligava sozinho.
2007
Devolução do valor pago por uma lavadora GE com capacidade para 11 quilos, mas que não suportava mais que sete, além de apresentar outros vícios.
2009
O site Balão da Informática me devolveu o valor pago por uma bateria externa para notebook que não estava disponível no estoque.
2010
Substituição de uma geladeira Brastemp Fost Free Digital que depois de três anos de uso passou a produzir gelo no freezer. Ela foi para a assistência técnica três vezes em três meses, e o problema não foi resolvido.
2011
O site Americanas.com me devolveu o valor pago por dois DVDs que não estavam disponíveis no estoque.
2012
-Devolução do valor pago por um secador e modelador Multi Dryer Lizz comprado no Carrefour, porque ele não fazia tudo o que a propaganda prometia.
-Substituição de um relógio Touch Watches com defeito por outro em perfeitas condições.
-Devolução do valor pago por um celular Nokia E7-00, que apresentou lentidão e outros problemas até parar de funcionar definitivamente com menos de 15 dias de uso. Como a Nokia se recusou a trocar o celular, justificando que houve mau uso, registrei reclamação no Procon e, graças a tudo o que aprendi com o Idec, não só ganhei a causa e consegui meu dinheiro de volta, como fui elogiado pela funcionária do Procon e pelo representante da Nokia devido à forma como organizei e apresentei a questão, com toda a fundamentação legal e todos os documentos anexados.
SEU CASO NA REVISTA DO IDEC
Atenção! para participar desta seção é preciso avisar à área de relacionamento com o associado que o problema de consumo para o qual você pediu orientação foi solucionado.