Por um mundo melhor
Central de atendimento tem novos números
A central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que recebe reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de informação, tem dois novos números de telefone: 1331 para os usuários em geral e 1332 para os deficientes auditivos
Informação sobre recall no Renavam
Os recalls realizados após 17 de março deverão constar do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e poderão ser consultados no site do Denatran https://denatran.serpro.gov.br/index2.htm mediante a digitação do número do chassi do automóvel.
Presentes, mas não informados
Uma fiscalização realizada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em parceria com os Procons da Bahia, de São Paulo e de Mato Grosso em diferentes regiões do país, identificou a presença de substâncias transgênicas no milho e na soja usados como ingredientes em dez produtos.
Telefônica é campeã de reclamações. De novo
A Telefônica lidera pelo quinto ano consecutivo as queixas feitas por consumidores ao Procon de São Paulo (SP). O ranking se refere às reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas referentes a problemas não solucionados em fase preliminar, sendo necessária a abertura de processo administrativo.
Mais rigor sobre a Talidomida
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em 21 de março, novas regras para a prescrição e o descarte da Talidomida, medicamento usado no tratamento de doenças como hanseaníase, lúpus e úlceras em pacientes com HIV, que se utilizado indevidamente durante a gestação pode provocar malformação de braços e pernas de bebês e outros tipos de deficiências físicas.
Consumidor conhece seus direitos, mas não reclama
O levantamento do Centro de Justiça e Sociedade, da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas aponta que 82% da população têm alguma familiaridade com os direitos consumeristas - destes, 72% declaram conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) -, mas 62% nunca ou quase nunca reclamam quando enfrentam problemas de consumo ou não ficam satisfeitos com um produto ou serviço adquirido.
Celulares com prefixo 5
Desde 4 de abril as novas linhas de celular comercializadas na Grande São Paulo podem começar com o dígito 5, antes exclusivo da telefonia fixa. Como agora o dígito é usado no prefixo de linhas fixas e móveis, as operadoras devem informar o consumidor que ligar para um celular iniciado com 5 de que se trata de uma chamada para telefonia móvel, mais cara que a ligação para telefone fixo.
Empresas ignoram juizado especial
Um levantamento do jornal Folha de S. Paulo a partir de dados do Tribunal de Justiça do Estado correspondentes ao período de 1o de janeiro a 14 de março apontou que em Cumbica, aeroporto mais movimentado do país, 52% das queixas não são resolvidas por ausência da empresa; em Congonhas, 34%.
SACs de telefonia e TV por assinatura são reprovados
Teste do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) comprovou o que os clientes sentem na pele: as empresas de telefonia móvel e fixa e de TV por assinatura não respeitam as regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para os serviços regulados pelo governo federal, em vigor há mais de dois anos.