<em>Grupo Bradesco liderou o ranking, seguido pela B2W e Itaú Unibanco</em>
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16/03/2012
Atualizado:
20/03/2012
No Dia Mundial do Consumidor (15/3), o Procon-SP divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações fundamentadas em 2011. A fundação registrou cerca de 727, 2 mil atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado.
O grupo Bradesco conquistou o topo da lista, seguido pelo grupo varejista B2W, dona dos sites de comércio eletrônico Americanas.com, Submarino e Shoptime. Em seguida aparecem Itaú Unibanco, LG e TIM. As queixas dos consumidores em relação compras pela internet aumentaram cerca de 86% em comparação a 2010.
Vale lembrar que no ranking de atendimentos do Idec em 2011 [2], o setor financeiro também causou dor de cabeça aos consumidores e assumiu a primeira posição no ranking de atendimentos do Instituto.
Divulgação
Para os consumidores, a divulgação do ranking é fundamental, pois antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, ele pode checar se a empresa possui ou não reclamações registradas no Procon-SP e saber quais foram as medidas tomadas em relação às queixas.
A lista completa dos fornecedores que mais geraram reclamações dos consumidores que não conseguiram solucionar seus problemas na fase inicial de atendimento já está disponível no site do Procon [3].
Justiça impede suspensão de sites da empresa B2W
Na quarta-feira (14/03), o Procon determinou a suspensão das vendas nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos de responsabilidade da B2W, maior empresa varejista online do País. A medida foi tomada devido ao aumento de 180% no número de reclamações contra a empresa em 2011.
No mesmo dia em que a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, porém, a Justiça concedeu liminar impedindo o cumprimento da decisão.
A empresa afirmou que investiu na melhora da logística e na qualidade do atendimento, considerando abusiva a sanção aplicada pelo Procon. A suspensão deveria valer por 72 horas começando a partir de quinta-feira, Dia Mundial do Consumidor.